Alunos de Relações Internacionais em atividades presenciais no mês de fevereiro de 2020 - Foto: Facebook/IRI USP

Como é estudar Relações Internacionais na USP?

Estudantes do curso organizaram cartilhas explicando como funciona a graduação e os processos de seleção a partir de suas próprias experiências

19/08/2020

Eles entraram na Universidade em 2020 e querem ajudar quem pretende ser um futuro estudante do Bacharelado em Relações Internacionais (RI) da USP, em São Paulo. Um grupo de 40 alunos organizou materiais com informações sobre a vivência universitária e o processo de ingresso na graduação a partir de suas próprias experiências.

São três materiais. O primeiro traz informações sobre a cidade de São Paulo, onde é oferecido o curso, e o campus Cidade Universitária, onde ocorrem as aulas. É possível conferir a grade curricular, conhecer oportunidades de atuação profissional, projetos da Universidade para auxiliar com moradia, transporte e alimentação, além de apresentar as entidades estudantis e as atividades esportivas. Confira aqui.

Outro material mostra o perfil da turma que começou a graduação em RI neste ano: de qual local do País vieram, onde realizaram o ensino médio e cursinho, como se sentiram na preparação para o vestibular através de depoimentos e alguns exemplos de redação que os estudantes elaboraram no Enem e no vestibular organizado pela Fuvest, com as respectivas notas.

Há ainda uma cartilha com um levantamento de dados relacionados ao desempenho e à classificação que permitiram a admissão dos alunos via vestibular, organizado pela Fuvest, ou o Sisu. São apresentadas as notas da primeira e da segunda fase, no caso da Fuvest, e de cada área do conhecimento, no caso do Enem.

Clique nas imagens para ver as cartilhas

O diferencial do material é o compartilhamento pelos próprios estudantes sobre como foi e está sendo esse processo de vida universitária. “Sabemos que o ingresso na USP também depende de fatores externos ao estudante e que falar sobre as experiências pessoais de quem já foi aprovado pode servir de referência para quem passa pela preparação para o vestibular no ano de 2020”, explicam os universitários na abertura de uma das cartilhas.

Confira alguns números sobre a turma de Relações Internacionais da USP 2020, considerando 40 alunos dos 60 do curso que participaram da iniciativa:

52,5%

são de cidades do Estado de São Paulo

18 anos

é a idade de metade da turma

64,1%

se identificam como brancos

67,5%

se identificam como mulheres

42,5%

vieram de escola pública

Todos os materiais estão disponíveis no site do Centro Acadêmico Guimarães Rosa (Guima), que está apoiando a divulgação. Para acessá-los, clique aqui.