Ciclo de palestras explica para o público a história da física de partículas

No dia 23 de novembro, sábado, às 10h30, acontecerá mais uma edição do Física para Todos, que neste ano celebra os 70 anos do CERN; é gratuito e aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia 

 Publicado: 19/11/2024 às 11:53
A última palestra do ano da série Física para Todos vai abordar especialmente o experimento Compact Muon Solenoid (CMS) – Foto: Maximilien Brice/Cern/Condições de uso

.
Em 2024, o Física para Todos, um dos mais tradicionais projetos de extensão do Instituto de Física (IF) da USP, celebra os 70 anos do Conselho Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN, na sigla em francês) e a história da Física de Partículas. Foram organizados encontros com renomados pesquisadores brasileiros que trabalham em colaboração com o CERN, com atuações nos diferentes experimentos ligados ao acelerador LHC (Large Hadron Collider). No dia 23 de novembro, ocorrerá a última edição do ano: Física de Partículas – A História Até Aqui, ministrada por Tiago Tomei, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O evento será às 10h30, no Instituto Principia (Rua Pamplona, 145, São Paulo). É gratuito e aberto ao público em geral. Não há necessidade de inscrição e serão distribuídos certificados de atividades acadêmicas complementares.

A apresentação traz uma visão abrangente da física de partículas, do passado ao (possível) futuro. Será feita uma introdução à estrutura íntima da matéria, às partículas fundamentais e suas interações, além de revisitar marcos históricos, desde a identificação do elétron e do núcleo do átomo e seus constituintes até os grandes experimentos do LHC, culminando com a descoberta do bóson de Higgs em 2012. O palestrante vai abordar o experimento Compact Muon Solenoid (CMS), um dos experimentos envolvidos nessa descoberta. 

Ainda na palestra o professor pretende olhar para o futuro com questões para as quais ainda não há resposta. “Examinaremos com detalhes as evidências da chamada “matéria escura”, que parece ser um tipo de matéria invisível que é formada por partículas que não se encaixam nas teorias mais aceitas até agora”, informa o professor, que ainda vai discutir o papel que o CMS pode ter nas buscas por possíveis sinais da matéria escura.

O projeto Física para Todos  é um ciclo de palestras voltado ao grande público de interessados em ciência, e tem como objetivo abordar aspectos físicos de questões contemporâneas que dizem respeito à vida dos cidadãos e sua relação com o mundo natural. Os assuntos pretendem abranger e instigar desde estudantes do Ensino Médio, ou jovens graduandos, até o público geral, em diversas fases da vida, que acompanha e aprecia temas científicos. A cada ano, diferentes temas são tratados por renomados professores e pesquisadores do instituto e convidados. 

Mais informações no site da série Física para Todos


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.