Instituto de Psiquiatria oferece vagas para pacientes voluntários

São 200 vagas para tratamentos em diversos grupos e projetos de pesquisa

 04/04/2017 - Publicado há 7 anos
Fachada do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da FMUSP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) dispõe de 200 vagas para tratamento de pacientes voluntários em diversos grupos e projetos de pesquisa. Os tratamentos são gratuitos, inclusive medicações, exames laboratoriais e de imagem, de acordo com os serviços oferecidos. O instituto está localizado na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, São Paulo – próximo ao Metrô Clínicas.

Confira os tratamentos oferecidos:

Crianças pré-escolares com medos noturnos – Medos noturnos são fenômenos naturais e comuns no desenvolvimento infantil; contudo, quando frequentes, podem se tornar severos e recorrentes, gerando problemas no sono, ansiedade e sofrimento para a criança e sua família. O IPq e o Instituto de Psicologia (IP) da USP buscam crianças de 4 a 6 anos, que apresentem medos noturnos intensos, acompanhados de comportamento de esquiva para dormir sozinhas, para projeto que vai testar uma nova alternativa de intervenção breve, com orientação parental e material psicoeducativo infantil. Os pais/mães podem se inscrever pelos e-mails renatha.rafihi@hc.fm.usp.br ou sandra.quero@casamagica.net.br.

Homossexuais masculinos a partir de 50 anos – O Laboratório de Neurociências do IPq busca homossexuais masculinos, a partir de 50 anos, para grupo psicoterápico que abordará questões emocionais e afetivas, discutindo aspectos relacionados à maturidade, família, trabalho, carreira, sexualidade e outros. Inscrições pelo e-mail maturidadeemcores@gmail.com.

Depressão – Homens e mulheres, acima de 60 anos, que estejam em tratamento com antidepressivo no mínimo há seis meses, e que ainda não tenham apresentado melhora, para participar de estudo clínico com nova medicação. Informações e inscrições para triagem pelo e-mail projeto.depressao.idosos@gmail.com ou telefone (11) 2661-6973.

Autismo – Meninas de 4 a 16 anos e 11 meses, com diagnóstico de autismo (F84.0/CID 10), residentes em SP, para estudo no qual será avaliada a eficácia de Ocitocina spray nasal na redução dos prejuízos na área da interação social, no que se refere a padrões de comportamentos repetitivos. Informações e inscrições para triagem pelo e-mail debzambori@gmail.com.

TOC – Pacientes com diagnóstico de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), de 14 a 65 anos, que estejam em tratamento farmacológico, mas sem resposta adequada, para uma nova abordagem terapêutica, por meio de estimulação magnética transcraniana. O participantes receberão assistência psiquiátrica e ajuda de custo para deslocamento. Inscrições e informações pelo e-mail:pesquisa.toc.etcc@gmail.com ou telefone (11) 2661-6972.

TOC – Homens e mulheres de 18 a 65 anos, com diagnóstico de TOC, sem tratamento psiquiátrico nos últimos três meses. O paciente passará por exames clínicos e de ressonância magnética de crânio e receberá tratamento medicamentoso. Inscrições para triagem pelo e-mail julianadiniz@usp.br ou telefone (11) 2661-6972.

Esquizofrenia – Pessoas de 18 a 60 anos, com diagnóstico de esquizofrenia, para uma nova abordagem terapêutica, que vem se mostrando eficaz no controle de sintomas chamados negativos, como apatia, falta de vontade, energia, isolamento social e baixa afetividade, presentes em cerca de 60% dos portadores da doença. Informações e inscrições pelo e-mail pesquisa.esquizofrenia@gmail.com.

Estresse pós-traumático – Voluntários de 18 a 65 anos, que tenham vivenciado ou presenciado eventos traumáticos em qualquer momento da vida e que ainda se encontrem emocionalmente abalados. Serão oferecidos tratamentos médico e psicológico. Informações e inscrições pelo e-mail novasestrategias.ipq@hc.fm.usp.br ou telefone (11) 94990-4532.

TDAH – Crianças entre 3 anos e 11 meses e 5 anos e 11 meses, que apresentem agitação e desatenção. Se confirmado diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o paciente será incluído em protocolo de tratamento. Informações e inscrições no site: www.estudomappa.com.

Gestantes e pós-parto – Gestantes de 18 a 45 anos, com quadros de depressão e ansiedade e para mulheres até o 6º mês do período pós-parto, de 18 a 45 anos, com quadro de depressão pós-parto. Agendar triagem pelo telefone (11) 2661-6440.

Jogo patológico – Voluntários maiores de 18 anos, que apresentem compulsão por jogos de azar, a ponto de prejudicar seu trabalho, finanças ou relacionamentos. Inscrições para triagem pelos telefones (11) 2661-7805 / 2307-7805 ou e-mail proamjo.secretaria@gmail.com.

Memória – Pessoas a partir de 60 anos, sem dificuldades de memória ou raciocínio em geral ou apenas com dificuldades leves, para estudo que pretende identificar o risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer, com uso de uma nova tecnologia diagnóstica. Informações e inscrições pelo e-mail pesquisamemorialim27@gmail.com.

Portadores de doença de Alzheimer e seus cuidadores – Pessoas acima de 60 anos, que apresentem demência de Alzheimer, bem como seu cuidador direto, maior de 18 anos, para estudo no qual os cuidadores serão ensinados a manejar pacientes que apresentem agitação, agressividade e alterações do sono, entre outros, visando a melhorar esses sintomas e diminuir a sobrecarga para ambos. Informações e inscrições pelo e-mail xandamartini@usp.br.

Compulsão alimentar – Mulheres de 18 a 60 anos, que tenham realizado cirurgia bariátrica para perda de peso há mais de dois anos, mas que mantenham IMC superior a 30kg/m² e apresentem episódios de compulsão alimentar. Informações e inscrições para triagem pelo e-mail ambulim.ipq@hc.fm.usp.br.

Anorexia – Adolescentes de 12 a 17 anos, com diagnóstico de anorexia nervosa ou que tenham apresentado perda de peso em um curto período de tempo, acompanhado de medo intenso de engordar. Inscrições pelo e-mail protad.hc@uol.com.br (informar nome completo do adolescente, data e ano de nascimento, nome dos pais ou responsáveis, motivo da procura por atendimento e telefones de contato).

Bulimia – Adolescentes até 17 anos, com bulimia nervosa. Os pacientes selecionados receberão atendimento psiquiátrico, nutricional e psicológico. Inscrições pelo e-mail: protad.hc@uol.com.br – informar nome completo do adolescente; data de nascimento; nome dos pais ou responsáveis; motivo da procura por atendimento e telefone para contato.

Idosos com TDAH – Pessoas a partir de 65 anos, que apresentem sintomas de Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade (TDAH) desde a infância e/ou juventude (desatenção, distração, desorganização, procrastinação, agitação). Inscrições para triagem pelo e-mail idosotdah@gmail.com.

Epilepsia – Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, com diagnóstico de epilepsia rolândica, ou adolescentes e adultos, de 16 a 55 anos, com epilepsia mioclônica juvenil. Informações e inscrições pelo site www.epilepsiahc.org.

Oniomania (compra compulsiva) – Pessoas de 21 a 60 anos, que apresentem comportamento repetitivo e crônico de gastar descontroladamente. Esses indivíduos também podem apresentar outros transtornos associados, como ansiedade, depressão e transtorno bipolar. Informações e inscrições telefone (11) 2661 7805 ou site: www.amiti.com.br.

Ciúme patológico – Pessoas maiores de 18 anos, que percebam que seu ciúme prejudica o relacionamento amoroso de alguma forma, sendo motivo de brigas ou discussões, com queixas e reclamações sobre o ciúme excessivo do/a parceiro/a. Inscrições telefone (11) 2661-7805 ou e-mail: proamiti.secretaria@gmail.com.

Cleptomania – Transtorno caracterizado pelo furto impulsivo de objetos desnecessários, geralmente para uso pessoal e de baixo valor monetário. O tratamento oferecido é individual e inclui psicoterapia e medicamentos. Informações e inscrições pelo telefone (11) 2661-7805 ou e-mail proamiti.secretaria@gmail.com.

Impulso sexual excessivo – Homens e mulheres, acima de 18 anos, que apresentem compulsão sexual. São oferecidos tratamentos psicoterápico e medicamentoso. Inscrições para triagem pelo telefone (11) 2661-7805, de segunda a sexta-feira (exceto quintas-feiras), horário comercial, ou e-mail proamiti.secretaria@gmail.com.

Automutilação – Pessoas maiores de 18 anos, que apresentem comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo, tais como cortar a própria pele, bater em si mesmo e queimar-se. Informações e inscrições para triagem pelo telefone (11) 2661-7805, de segunda a sexta-feira (exceto quintas-feiras), horário comercial, ou e-mail proamiti.secretaria@gmail.com.

Dependência tecnológica – Voluntários maiores de 18 anos, que apresentem dependência de internet, jogos on-line e celular. O tratamento inclui psicoterapia e medicamentos. Inscrições para triagem pelo telefone (11) 2661-7805, de segunda a sexta-feira (exceto quintas-feiras), horário comercial, ou e-mail: proamiti.secretaria@gmail.com.

Da Assessoria de Imprensa do IPq


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.