Curso on-line de italiano da USP lança nova temporada de vídeos

O “Dire, Fare, Arrivare!” tem 17 episódios gravados em Bolonha, na Itália

02/05/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 08/05/2017 as 14:17

Atualizado em 8 de maio de 2017, às 14h15

Cena de uma das aulas do curso Dire, Fare, Arrivare! – Foto: Reprodução/TV USP via Youtube

.
No dia 4 de maio, próxima quinta-feira, das 10 às 12 horas, será realizado o lançamento do material on-line para o ensino do italiano Dire, Fare, Arrivare!. Na ocasião, também acontecerá a mesa-redonda Do livro ao vídeo: os desafios da adaptação de material didático de italiano como língua estrangeira, com a participação da equipe responsável pelo audiovisual do material.

Dire, Fare, Arrivare! é a continuação do curso Dire, Fare, Partire!, um conjunto de materiais didáticos que se complementam e que foram especificamente desenhados para o aluno brasileiro que estuda italiano. On-line desde 2014, o curso já teve mais de 4 milhões de visualizações e corresponde ao conteúdo de um curso básico de italiano dado nas disciplinas de língua italiana oferecidas pelo curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Na ficção, acompanhamos Tarcísio na sua primeira experiência na Itália e vemos as perplexidades naturais que emergem quando temos duas culturas em contato. Na videoaula, a professora explica alguns elementos linguísticos com apoio de imagens que depois são retomados e complementados nas apostilas.

A gravação dos episódios foi feita pela Q de Cinema com uma equipe audiovisual independente com apoio da escola Italica, da Università di Bologna, da FIBRA e da Cineteca di Bologna e doada para a USP, que finalizou e disponibilizou os vídeos.

Confira o primeiro vídeo da nova temporada:

O conteúdo foi elaborado especificamente para alunos e professores brasileiros de italiano e pode ser utilizado gratuitamente como recurso para a autoaprendizagem, sem tutoria (e também em sala de aula presencial com a mediação de um professor), que não requer inscrição nem avaliação, basta acessar o material relativo a cada aula, e por isso não emite certificados.

A cada semana, às quintas-feiras, uma nova aula será lançada, até completar as 17 aulas previstas no curso.

Divulgação das pesquisas

A produção de todo o trabalho é do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e da Área Didática em Língua e Literatura Italiana da FFLCH, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação / Mídias Digitais da USP, sob a coordenação didática da professora do Departamento de Letras Modernas da FFLCH, Paola Giustina Baccin.

O sucesso do curso pode ser percebido pelo fato de ter também muitos acessos do exterior, por brasileiros que moram no Canadá, Itália, França e Estados Unidos. Além da difusão do curso de italiano da FFLCH, a iniciativa de produzir o material didático colabora na divulgação das pesquisas realizadas na área.

“O Dire, Fare, Partire! e o Dire, Fare, Arrivare! não são apenas cursos de língua italiana, porque os seus conteúdos são frutos das pesquisas desenvolvidas dentro da faculdade e funcionam como uma forma de devolver à sociedade todo o investimento que a Universidade recebe”, ressalta Paola.

O lançamento do material e a mesa-redonda acontecerão no dia 4 de maio, das 10 às 12 horas, no Prédio de Letras, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 266 – Cidade Universitária, São Paulo. O evento também terá transmissão ao vivo pelo Facebook do curso.

Eliete Viana / Assessoria de Comunicação da FFLCH