8 podcasts da USP para ajudar a entender
o mundo atual

29/10/2020

Thais H Santos

Iniciativas da Universidade levam ao público conteúdos sobre pesquisas, descobertas e inovações em formato acessível e dinâmico

Apesar da alteração de rotina e de muita gente estar trabalhando em home office, o consumo de podcasts continou crescendo na pandemia: o que mudou, de acordo com um levantamento do serviço de streaming Spotify, foi o horário e assunto dos podcasts mais ouvidos. Nesse cenário, o Brasil lidera o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu desde o início de 2020, conforme o relatório State of the Podcast Universe. Com tantas ofertas, as pessoas começaram a conhecer mais sobre esse modelo de mídia.

Podcasts são arquivos de áudio digital que podem ser reproduzidos nos computadores, tablets ou celulares, em qualquer lugar e a qualquer momento, por meio de serviços de streaming na internet. Há conteúdos sobre os mais variados assuntos e para diferentes perfis de público, em formato de entrevista, bate-papo ou gravações individuais em que se discutem temas específicos. Com fácil acesso e tantas possibilidades, os podcasts se tornaram importantes ferramentas para beneficiar a educação e facilitar o aprendizado.

A divulgação do conhecimento gerado na Universidade também foi beneficiada com este formato, ajudando a aproximar a sociedade, mostrando como a pesquisa e a inovação chegam ao cotidiano das pessoas. Para isso, iniciativas de vários setores da USP produzem podcasts gratuitos e trazem especialistas para tratar dos seus temas de estudo. São produções que falam sobre história, economia, ciência e saúde, entre outros temas. Confira abaixo algumas das produções em destaque que podem ajudar a entender o mundo atual.

1

Momento Cidade

A cidade como sala de aula

Interagir com os espaços públicos é uma das mais importantes ferramentas educativas. O ambiente urbano permite a construção do conhecimento coletivo, o aprendizado sobre história, geografia, arte e cultura. Com a disseminação da covid-19, a necessidade de isolamento e o fechamento das escolas, essa possibilidade ficou restrita, pelo menos por algum tempo. As cidades serão as mesmas depois da pandemia?

O podcast Momento Cidade é uma oportunidade de saber mais sobre a cidade de São Paulo e as características que fazem dela uma das maiores do mundo, levantando questões que estão no cotidiano de todos os cidadãos: o trânsito, a poluição, as decisões políticas, além de temas que ajudam a entender problemas globais, como aquecimento climático, qualidade do ar, mobilidade urbana, gentrificação e epidemias.

Além de contribuir para nos tornar pessoas comprometidas com a cidade, e dessa forma  ajudar na hora do voto nas eleições, os conteúdos abordados nos episódios do Momento Cidade também auxiliam nos estudos de atualidades para o vestibular. Os especialistas da USP respondem perguntas e sugerem soluções para a cidade em entrevistas quinzenais. Confira! 

As EconomistAs

Economia também é
"assunto de mulher"

Reconhecer a voz de mulheres economistas, além de contribuir para que elas atuem cada vez mais na área, com mais oportunidades de trabalho, são objetivos do podcast As EconomistAs. Ele é apresentado por pesquisadoras do grupo Brazilian Women in Economics (BWE), que inclui a professora Paula Pereda, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP. O grupo estuda como a diferença de gênero afeta a sociedade, principalmente em relação à baixa participação de mulheres na economia, desde a carreira acadêmica ao mercado de trabalho.

Os podcasts vão ao ar quinzenalmente com mulheres tratando de questões como diferença salarial, o papel das mulheres na política, e polarização e seu impacto em políticas públicas. Para ajudar a entender a atualidade, alguns episódios já abordaram a violência doméstica na quarentena e a reabertura de creches e pré-escolas. 

2

3

Ciência USP

O universo da ciência de forma simples e compreensível

Em tempos de fake news, negacionismo científico e movimentos antivacina, é essencial ter uma fonte confiável de informações, em que as pesquisas e avanços da ciência sejam explicados de maneira fácil de entender. O podcast Ciência USP tem a informação direto da fonte, com os próprios pesquisadores da Universidade falando sobre suas descobertas e esclarecendo as dúvidas e conceitos que circulam na atualidade.

Publicado quinzenalmente, se consolidou como um dos principais canais de divulgação científica da Universidade, com linguagem dinâmica e descontraída, ideal para ser usado como recurso educacional ou mesmo como fonte de estudo sobre a atualidade para o vestibular. Os temas vão de astronomia, com o avanço dos telescópios e descobertas de novas galáxias; passando pela tecnologia de rede 5G e as possibilidades que ela traz, como internet das coisas, carro autônomo e cirurgias a distância; até um episódio sobre a impressionante produção de dados na pandemia que refletem no monitoramento da quarentena, nas curvas epidemiológicas e na busca pela vacina.

Para esclarecer sobre a covid-19, o podcast também publicou episódios especiais com lives realizadas com participação dos cientistas que atuam diretamente nos estudos sobre o coronavírus. 

Estudos Medievais

Antigos problemas, novas questões

Pandemias, guerras, fundamentalismo religioso, desconfiança com relação à ciência. Muitos já devem ter ouvido falar que parece estarmos vivendo uma versão atualizada da Idade Média. O podcast Estudos Medievais é uma oportunidade de relembrar como foi esse período conturbado da humanidade, saber as análises mais recentes sobre os eventos da época e como eles ainda refletem na atualidade. Ele é produzido pelo Laboratório de Estudos Medievais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e dirigido principalmente a professores e estudantes.

Entre os temas já abordados nos episódios estão as cruzadas, a influência do papado nos governos, a biografia do imperador Carlos Magno, o feudalismo, a cultura material dos reinos bárbaros e a relação entre games e história.

Os podcasts são mensais e apresentam recomendações de leitura, além das fontes que foram utilizadas nos estudos. Alguns episódios têm entrevistas, apresentações e bate-papos (em inglês) com estudiosos de História Medieval que atuam fora do Brasil.

4

5

Virgínias da Ciência

O mundo científico com o protagonismo feminino

Projeto idealizado por quatro pesquisadoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, o podcast Virgínias da Ciência tem como objetivo dar voz ao trabalho de mulheres cientistas, com histórias que inspiram garotas a seguirem na área e contribuem para a igualdade de gênero.

O nome do podcast foi inspirado em Virgínia Woolf, uma das escritoras mais importantes do século 20, pioneira em abordar a desigualdade de gênero. Os episódios tratam da trajetória de pesquisadoras, do estímulo da ciência entre jovens mulheres e também do balanço da vida profissional e pessoal de mulheres de sucesso acadêmico.

Os podcasts são semanais e o site do projeto tem espaço para sugestões dos ouvintes que podem entrar em contato com as cientistas e sugerir temas.

EEFE Cast

Informação que gera
qualidade de vida

A pandemia e a necessidade de isolamento social trouxeram novas questões sobre vida saudável, incluindo o dilema de como se manter ativo sem sair de casa. O podcast da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP traz conteúdos sobre qualidade de vida com linguagem fácil e descontraída. Os episódios abordam principalmente a questão da atividade física no período de isolamento social, com soluções para se manter ativo, exercícios para idosos e possibilidades para crianças se movimentarem brincando.

A nutrição também faz parte dos temas abordados no EEFE Cast, levantando questões sobre jejum, ansiedade e consumo de alimentos, suplementos nutricionais e emagrecimento. Os conteúdos também tratam da relação entre doenças crônicas e exercícios, como na hipertensão, diabetes e distúrbios cardiovasculares.

O podcast é semanal e entrevista professores especialistas nas várias áreas do conhecimento da educação física e do esporte.

6

7

Estação Esalq

O conhecimento que vem do campo

Nesse podcast produzido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) é possível acompanhar pesquisas e iniciativas nas áreas de ciências agrárias, ambientais, biológicas e sociais aplicadas. Participam especialistas da USP que comentam sobre seus estudos e temas da atualidade, como a questão da transmissão da covid-19 por alimentos, a higienização correta dos itens de hortifruti, além da análise dos impactos da pandemia no setor agro brasileiro.

Estação Esalq também busca esclarecer questões que surgem na imprensa, como no caso do alerta sobre uma nuvem gigante de gafanhotos que se aproximava do Brasil e no desmatamento de áreas florestais. Conteúdos importantes não só para quem é da área mas também para quem quer entender esse enorme segmento da economia brasileira que é a agricultura e como ele impacta o desenvolvimento da sociedade. Muitos episódios também ajudam na preparação para o vestibular, ao abordarem grandes questões nacionais da atualidade: conservação das florestas, segurança alimentar, efeitos da pandemia no agronegócio e sustentabilidade.

Os episódios são semanais e estão disponíveis, além do site da Esalq, nas plataformas abaixo.

USP Especiais

Mais que uma simples melodia

Muita gente já passou pela experiência, em alguma etapa da vida escolar, de ter participado de uma aula que utilizou a música como fonte de aprendizagem. Isso porque é possível produzir conhecimento a partir da análise de músicas, elaboradas e difundidas em diferentes tempos e lugares. Um dos exemplos mais famosos é a música Cálice, escrita em 1973 por Chico Buarque e Gilberto Gil, que se tornou um hino de resistência ao regime militar devido ao seu conteúdo de denúncia e crítica social.

Nesse contexto, o podcast USP Especiais, produzido a partir do programa veiculado na Rádio USP (93,7 MHz), é um espaço dedicado a produções aprofundadas sobre temas culturais em que a música aparece como fonte de conhecimento da história e da atualidade. Um dos episódios, por exemplo, traz a representação da Inconfidência Mineira nas canções da música popular. Em outro, o grupo Som Imaginário, criado para acompanhar o cantor Milton Nascimento, mostrava a efervescência cultural (e contracultural) dos anos 70.

As músicas latinas, a fé e religiosidade no rap, a trajetória do grupo Clube da Esquina e os grandes sanfoneiros do Brasil são alguns temas musicais que pautam os episódios e falam sobre cultura, história e atualidade. O podcast é semanal, acompanhe!

8

Fotos:  USP Imagens, Freepik, Pexels, Wikimedia Commons