“Marília de Dirceu” está entre os livros da Fuvest

“As liras de Tomás Antonio Gonzaga sugerem a liberdade de amar”, afirma o professor da USP Jean Pierre Chauvin sobre a obra

 30/08/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 05/10/2023 as 18:01
Por

 

O livro Marília de Dirceu, do poeta luso-brasileiro Tomás Antonio Gonzaga (1744-1810) – um dos maiores autores do Arcadismo brasileiro -, está entre as leituras obrigatórias do vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona os candidatos aos cursos da USP. “As liras de Gonzaga sugerem a liberdade de amar, um tema que certamente vai interessar a todos os estudantes”, afirma o professor Jean Pierre Chauvin, que leciona Cultura e Literatura Brasileira na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

No vídeo Marília de Dirceu, produzido pela TV USP, o professor faz uma análise detalhada sobre o livro. E esclarece: “Embora Maria Dorotéia Joaquina de Seixas Brandão tenha realmente existido e inspirado o poeta a retratá-la na musa Marília, a história, ao contrário do que muitos imaginam, não é autobiográfica”. Assista ao vídeo no link acima.

 

+ Mais

“Marília de Dirceu” lembra a liberdade de amar

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.