Christian Stein, fundador do Gamelab.berlin, estará no Instituto de Estudos Avançados, no dia 2 de fevereiro, às 14h30, para mostrar projetos que utilizam virtualidade, realidade virtual e jogos como técnica cultural. Ele apresentará as pesquisas atuais sobre Arquiteturas do Conhecimento, a principal área do Excellence Cluster Image Knowledge Gestaltung.
A conferência Architectures of Knowledge: Interdisciplinary Research on Games, Virtuality and the Global Museum será em inglês, sem tradução simultânea, e transmitida ao vivo pelo site do IEA.
Segundo o conferencista, a ciência e a pesquisa precisam se comunicar com um novo público, por isso museus, exposições e laboratórios de ciência aberta estão se revelando playgrounds promissores para experimentar novas formas de comunicação e traduções em novas mídias. Ao abordar esses temas, Stein também citará a pesquisa em equipes altamente interdisciplinares e a própria interdisciplinaridade.
A moderação será de Martin Grossmann, coordenador do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente, que organiza o encontro. Os comentários ficarão por conta de Davi Nakano, da Escola Politécnica (Poli) da USP, Gilson Schwartz, da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, Giselle Beiguelman, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Wilson Mizutani, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) USP, e de Ricardo Karman, da Kompanhia do Centro da Terra.
A Sala de Eventos do IEA está localizada na Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
A entrada é gratuita e aberta o público, sem necessidade de inscrição.
Quem é Stein?
Pesquisador e professor do Excellence Cluster Image Knowledge Gestaltung, um laboratório interdisciplinar na Universidade Humboldt, em Berlim, Christian Stein é germanista e informático, trabalhando com o ensino de ciência da informação.
Ele é membro fundador do Cluster e lidera a sua principal área, “Arquiteturas do Conhecimento”, com seis projetos interdisciplinares.
Seus atuais interesses são: realidade virtual, teoria e design de jogos, linguagens naturais e artificiais, web semântica, grandes dados e jogos como instrumento de comunicação e ensino.
Fernanda Rezende/ Assessoria de Comunicação do IEA