IEA debate a situação e as perspectivas da Defesa no Brasil

A Defesa no Brasil é o tema do encontro que será realizado no dia 29 de novembro, das 9h às 13h, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA).

25/11/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 10/05/2017 as 10:38

A Defesa no Brasil é o tema do encontro que será realizado no dia 29 de novembro, das 9h às 13h, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA), com a participação de representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica e da indústria nacional de defesa.

O seminário é a atividade inaugural do Ciclo de Diálogos Estratégicos do IEA. Esse primeiro diálogo tem o objetivo de proporcionar à comunidade acadêmica informações atualizadas e realistas que permitam debater e concluir sobre a situação e as perspectivas do Brasil na área de Defesa, assim como os papéis das partes interessadas da sociedade. “A atuação militar vem passando por uma transformação, seja pela posição que o país passou a ocupar no mundo ou pela incerteza e imprevisibilidade do cenário internacional”, explica em artigo publicado no site do IEA o general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro.

Já estão confirmadas as participações do capitão de mar e guerra Arthur Mendes de Oliveira, do coronel Ary Pelegrino Filho do Exército Brasileiro, do brigadeiro do ar André Luiz Fonseca e Silva da Força Aérea Brasileira, e do representante do Departamento da Indústria de Defesa da Fiesp, Anastácio Katsanos. Os coordenadores serão o general da reserva do Exército Sergio Conforto e do vice-diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski.

Entre os tópicos que serão discutidos no encontro estão a importância do mar para o Brasil; a “Amazônia azul”; a problemática decorrente da diversidade das fronteiras terrestres; o controle e defesa do espaço aéreo brasileiro; as forças de paz; ciência, tecnologia e inovação e defesa; indústria e defesa; e Política Nacional de Defesa.

Ciclo de Diálogos Estratégicos do IEA

“Ao focalizar em temas estruturantes, o Ciclo de Diálogos Estratégicos convergirá com outras iniciativas do IEA e da USP na construção de um espaço de reflexão estratégica para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Brasil”, segundo Plonski, que coordena o programa.

O ciclo integra a série Strategic Workshops, organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pelo IEA, com o apoio da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

O seminário é aberto e gratuito, mas é necessário fazer inscrição previamente pela internet. A programação completa pode ser conferida na página do IEA. Mais informações pelo telefone (11) 3091-1686 ou pelo e-mail clauregi@usp.br . O evento será transmitido ao vivo pela internet.

A Sala de Eventos do IEA está localizada no Prédio da Administração Geral, Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, em São Paulo.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Instituto de Estudos Avançados)