Wi-Fi 7 e as novas configurações e frequências

A frequência permite velocidades significativamente mais rápidas ao empacotar mais dados em cada transmissão

 01/03/2024 - Publicado há 2 meses
Por

Logo da Rádio USP

O Wi-Fi, a mais recente geração de tecnologia de rede sem fio, é o tema da coluna desta semana de Luli Radfahrer. Ele explica que a maior parte das pessoas já têm a internet instalada em casa, configurada para uma rede de 2.4 GHz e para uma de 5 GHz. “Daqui a pouco, com a evolução das máquinas, ela vai ter que configurar para três redes. A rede que a Wi-Fi 7 atende é uma rede de 6 GHz e não de 7”.

Ele admite que existe certa confusão em tudo isso: “Fica mais fácil se você tentar separá-los completamente um é a geração, é como um telefone de terceira geração, de quarta geração, de quinta geração. O outro é a frequência, é onde o sinal de rádio caminha, se é numa frequência baixa ou numa frequência alta […] para a frequência, é só você pensar que 2.4 GHz é como a AM, alcança longa distância, pega aparelho mais antigo, pega aparelho mais simples e chega em quase qualquer lugar; 5, e depois a 6, é mais ou menos como FM, tem mais qualidade, tem mais velocidade, então você vai poder ver vídeos de melhor qualidade, só que o alcance dela é muito mais restrito. Hoje em dia, você tem essas duas redes na sua casa, de 2.4, que alcança tudo e que fala, por exemplo, com a sua fechadura eletrônica, e a de 5, que você usa para transmitir vídeos, para conversar com as pessoas, fazer reunião remota”.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.