Uma despedida que marca o início de um novo desafio, unir pesquisa e inovação

Nomeado pró-reitor de Pesquisa, Paulo Nussenzveig aponta os futuros desafios nas áreas de pesquisa e inovação na Universidade

24/02/2022 - Publicado há 2 anos

Uma despedida que representa o início de uma nova etapa é o tema da última coluna do físico Paulo Nussenzveig. “Tive o privilégio e a honra de ocupar esse espaço na Rádio USP ao longo dos últimos quatro anos para falar de temas que me apaixonam: ciência e as pessoas que se dedicam a essa desbravadora atividade. Decidi suspender a coluna porque aceitei um novo desafio: fui convidado para ser pró-reitor de Pesquisa da USP”, conta. “Cheguei a ponderar se deveria manter a coluna, em vista da afinidade do tema com as responsabilidades que assumirei. No entanto, há conflitos potenciais de interesse. Tenho tratado desse tema de modo extremamente pessoal, algo que não pode ser confundido com as atribuições de representação institucional de um pró-reitor. Se, por um lado, terei algum alívio por não ter de enfrentar o drama quinzenal de escolher um bom tema e gastar várias horas na preparação, sentirei falta de falar aqui das minhas paixões sobre ciência e exemplos inspiradores de cientistas.”

“Expressei muitas vezes nesse espaço meu sentimento em relação ao conceito de autoridade e, especialmente, a argumentos de autoridade. Nullius in verba, o lema da Royal Society britânica, é uma ótima descrição do empreendimento científico: descubra por conta própria, questione as autoridades. Vejo-me forçado a citar Albert Einstein: ‘Para me punir por meu desprezo por autoridades, o destino tornou a mim mesmo uma autoridade'”, relata Nussenzveig. “Em defesa dele, vale dizer que sempre considerou bem-vindos desafios a suas afirmações e participou de um longo debate, de forma absolutamente franca, com Niels Bohr, a respeito dos fundamentos da física quântica.”

“Tenho dito a muitas pessoas que alimento sentimentos misturados ao assumir a Pró-Reitoria: estou animado e assustado”, revela o físico. “O ânimo deve-se às oportunidades de contribuir ativamente para melhorar as condições de pesquisa na USP, além de ampliar e melhor estruturar o apoio às atividades de inovação.”

Ciência e Cientistas
A coluna Ciência e Cientistas, com o professor Paulo Nussenzveig, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.