Estudo em larga escala comprova relação entre mortes por câncer e poluição

O professor Paulo Saldiva comenta um trabalho realizado em conjunto com pesquisadores da USP sobre os efeitos da poluição e o índice de mortes por câncer no Brasil, talvez o maior já realizado em escala nacional

 07/03/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

É possível estabelecer uma relação direta entre poluição e incidência de câncer? O professor Paulo Saldiva, nesta edição de sua coluna, comenta um artigo publicado em colaboração com pesquisadores da USP, que estudaram aquela relação no Brasil a partir de dados coletados no período 2000/2016 em mais de cinco mil cidades brasileiras. O resultado é preocupante: mais de um milhão de mortes por câncer em diferentes órgãos e sistemas. A esses dados foi correlacionado o nível de poluição, naquele que talvez seja o maior estudo realizado no mundo, em escala nacional.

“O que se viu foi que, para cada dez microgramas por metro cúbico de material particulado fino […], o risco de câncer naquelas populações aumenta em cerca de 16%”, diz Saldiva, comparando esse porcentual com os malefícios causados pelo hábito de fumar, uma vez que existem similaridades na composição daquilo que sai do cigarro e do que é emitido pela queima de florestas, pelas fontes automotivas e pelas fontes industriais. “Portanto, se justificam os esforços para descarbonizar nossa economia cada vez mais, na medida do possível, porque nós não só evitamos o aquecimento global, a produção de gás de efeito estufa de longa duração, como também vamos reduzir a poluição local.”


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.