Receita neoliberal provoca crise cambial na Inglaterra

A nova primeira-ministra da Inglaterra perde credibilidade ao defender privilégios fiscais para os mais ricos

 10/10/2022 - Publicado há 2 anos
Por

 

Logo da Rádio USP

Reduzir impostos sobre os mais ricos para promover o crescimento econômico. Essa é a tese radical da direita que gerou a primeira crise de confiança em Liz Truss, primeira-ministra que acaba de assumir o posto na Inglaterra. Num momento de inflação, alta de juros e mais gastos públicos com energia, os mercados reagiram com desconfiança à ideia, levando o governo a dar um passo atrás.                                                         

O professor Gilson Schwartz destaca que, tanto na Inglaterra quanto no Brasil, “é urgente taxar fortunas e promover uma reforma tributária que onere menos as camadas mais pobres da população”.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.