Blog
Professor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP de 2012 a 2016. No âmbito do IEA-USP, integra a Comissão Científica da Academia Intercontinental e é o coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência. Foi diretor do Centro Cultural São Paulo de agosto de 2006 a maio de 2010 e vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP de 1998 a 2002. Idealizador e curador-coordenador do “Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o público e o privado” , Idealizou e coordenou a Ação Educativa do MAC-USP de 1985 a 1987, bem como a primeira interface do USPonline, portal de informações da USP na Web de 1995 a 1998.
Horário: quinzenalmente, terça-feira, às 9h00 Rádio USP 93,7 São Paulo / 107,9 Ribeirão
Compartilhar:
Arte é uma forma de resistência à indústria cultural
Em sua coluna na Rádio USP, Martin Grossmann comenta declaração do cineasta francês Jean-Luc Godard
Tragédias estão na história da cultura, diz Martin Grossmann
Segundo o professor, é preciso que a cultura seja vista de forma mais crítica, a fim de evitar novos desastres
Grossmann elabora questões fundamentais sobre cultura
Em sua coluna, o professor dá início a uma discussão sobre cultura fazendo três perguntas
Mostra no Sesc apresenta como Bauhaus aproximou a arte da vida
Movimento surgido na Alemanha há cem anos é analisado pelo professor Martin Grossmann
Professor comenta diferenças entre arte orgânica e construtiva
Em sua coluna, Martin Grossmann analisa a abstração na escultura
Escultura evidencia mudanças nos museus provocadas pela arte
Martin Grossmann cita como exemplo as obras de Auguste Rodin e de Constantin Brancusi
Crítica institucional renovou a relação entre arte e museu
Martin Grossmann comenta o movimento que analisa criticamente o fazer cultural
Hélio Oiticica vê o museu como “o mundo”, mostra Grossmann
Professor destaca a contribuição do artista carioca para a discussão sobre as relações entre arte e museu
Courbet questiona os limites da estrutura dos museus
Martin Grossmann analisa a importância do artista francês para a crítica da cultura
Cultura no Brasil pode ser vista como “epopeias”, diz Grossmann
Professor vê um movimento “pendular” na história cultural do País
Albrecht Dürer é o ponto de partida da “teoria de artistas”
Artista do Renascimento alemão é tema de coluna do professor Martin Grossmann
Duchamp fez revolução nas relações entre artista e museu
Em sua coluna, Martin Grossmann explica a importância do artista para a contemporaneidade
Livro de Alberto Manguel inspira exposição em São Paulo
Mostra “A Biblioteca à Noite”, em cartaz no Sesc Paulista, é analisada por Martin Grossmann em sua coluna
Filme “Afterimage” aborda as relações entre o artista e o museu
Em sua coluna, o professor Martin Grossmann comenta o filme do diretor polônes Andrzej Wajda
“Francofonia”, de Sokurov, faz entender o papel dos museus
Filme do diretor russo lembra que museus são a salvaguarda do patrimônio da humanidade, diz Grossmann
Grossmann critica medida do governo federal sobre museus
Professor questiona falta de diálogo na proposta que extingue o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
Grossmann propõe modelo de fundações para gerir Museu Nacional
Professor afirma que administração do Museu Nacional não pode sair do controle do governo federal
Culpa pela tragédia do Museu Nacional é de toda a sociedade
Martin Grossmann analisa o incêndio que destruiu a antiga residência da Família Real, no dia 2 de setembro
Martin Grossmann analisa o quadro “As Meninas”, de Velázquez
Obra do pintor espanhol ativa o espírito crítico do observador contemporâneo, afirma o professor
Filme “Arca Russa” questiona história da Rússia através do museu
Obra de Alexander Sokurov é analisada pelo professor Martin Grossmann em sua coluna