O historiador Jean-Yves Mollier publica livro sobre a censura e o cancelamento

Marisa Midori tece elogios à obra, que apresenta as várias faces da censura, com destaque para as censuras econômicas, a grande ameaça do século 21

 Publicado: 29/03/2024     Atualizado: 01/04/2024 as 14:27

Logo da Rádio USP

Marisa Midori destaca em sua coluna a reedição, revista e ampliada, do livro de Jean-Yves Mollier, intitulado Interdiction de Publier (algo como Proibição de Publicar). O autor tem títulos publicados no Brasil pela Edusp, Unifesp e Ateliê Editorial, entre outras editoras. Segundo Marisa, ele demonstra por esse livro estar em plena forma. “Embora se trate de um estudo histórico, centrado no problema da censura, parece evidente, pelo título, que o que ele faz é uma análise aguda sobre a cultura do cancelamento e da censura no mundo editorial de hoje”. 

Os dois últimos capítulos do livro de Mollier abordam duas faces da censura muito características do nosso tempo: “Primeiro, o que o autor chama de “censura moral, cultura do cancelamento, apropriação da cultura e wokismo”e, em segundo lugar, mas não necessariamente nesta ordem, as censuras econômicas, apresentadas no livro como a grande ameaça do século 21. Antes de terminar, e para mostrar o quanto o autor é antenado com tudo o que acontece no mundo, particularmente no Brasil, ele cita, dentre os vários exemplos que iluminam as formas de censura moral, a verdadeira cruzada que se fez, em 2018, contra o livro de Ana Maria Machado, O Menino que Espiava para Dentro. O livro foi acusado de incitar o suicídio entre as crianças, com base no relato de uma mãe bastante ativa nas redes sociais”. 

Segundo a colunista, esse não é um caso isolado ou mesmo um evento tipicamente brasileiro. “Queimas de livros, expurgos, cancelamento, em um só termo, censura, tudo isso renasce como uma fênix e se apresenta, hoje, como a maior inimiga do espírito livre – esta é a conclusão de  Jean-Yves Mollier neste excelente livro”. 


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.