A importância do investimento em capital físico e seu impacto na produtividade e no crescimento da economia, especialmente a brasileira, é o tema da coluna Reflexão Econômica desta semana, com o professor Luciano Nakabashi. Segundo Nakabashi, existe um debate quando se fala de crescimento a longo prazo, tendo o investimento em máquinas e infraestrutura, por exemplo, como elemento importante, inclusive já descrito em modelos econômicos presentes na literatura, mas com efeitos temporários.
O professor lembra que, para aumentar o investimento, tanto as pessoas físicas como empresas e governo precisam poupar mais. “Isso é importante, a economia brasileira tem uma taxa de investimento muito baixa, não conseguimos passar de 20%, o que é muito menor que outros países.”
Nakabashi afirma que um dos grandes problemas para o crescimento econômico no Brasil é a baixa produtividade, principalmente do trabalho, que aumentou pouco nos últimos 40 anos. O professor alerta que, junto com o investimento em máquinas, equipamentos e infraestrutura, vem a transferência de tecnologia, importante para aumentar a produtividade. “O investimento é mais consequência do que causa; se pensarmos em aumentar a produtividade da economia brasileira de forma sustentável, temos que resolver as questões de curto prazo, como melhorar os fundamentos macroeconômicos, resolver a questão da dívida pública em relação ao PIB e o déficit orçamentário, criando, assim, condições institucionais que favoreçam o ambiente de negócios.”
Esse ambiente de negócios, diz o professor, precisa ser atrativo para o investimento, com regras estáveis que favoreçam o setor privado, tanto para brasileiros como para estrangeiros. “Não adianta só querer investir mais, precisa haver planejamento para atrair mais investimentos, e nesse ponto é importante o capital humano, representado pela melhor qualificação das pessoas. Tudo isso vai complementar os requisitos necessários para o crescimento econômico”, finaliza.
Reflexão Econômica
A coluna Reflexão Econômica, com o professor Luciano Nakabashi, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.