“G20 e COP 26 reforçam cooperação internacional”

É o que garante o professor Pedro Dallari em sua coluna desta semana, referindo-se aos dois importantes encontros 

 Publicado: 10/11/2021
Por

Nas últimas semanas, a atenção do mundo se voltou para dois importantes encontros internacionais: a reunião do G20 e a COP 26. A importância desses eventos para o mundo globalizado é o tema da coluna do professor Pedro Dallari desta semana. “Em finais de outubro, realizou-se em Roma a 16ª reunião do G20 – um grupo criado em 2008 que reúne as 19 economias mais importantes do mundo e a União Europeia. Logo na sequência, a partir de 1 de novembro e com previsão de finalizar no próximo dia 12, teve lugar em Glasgow, na Escócia, a COP 26, a 26ª reunião dos países que fazem parte da Convenção-Quadro sobre a Mudança do Clima. O teor e os efeitos das decisões dessas duas reuniões estão sendo examinados e comentados por especialistas. Sob o prisma dessa coluna, Globalização e Cidadania, há dois aspectos que são especialmente importantes e que devem ser ressaltados com relação aos dois eventos”, inicia Dallari. “Em primeiro lugar, a reunião do G20 e a da COP 26 são expressões da retomada da cooperação internacional e do multilateralismo no enfrentamento dos problemas globais, agravados pela pandemia da covid-19. Supera-se, assim, o quadro de posições isolacionistas que marcou o período em que Donald Trump esteve à frente do governo dos Estados Unidos. O presidente americano atual, Joe Biden, participou dos dois eventos de forma muito ativa, assinalando a volta dos Estados Unidos a esse ambiente de cooperação”,avalia o colunista.

“Um segundo aspecto a ser ressaltado com relação aos dois eventos é a ênfase na promoção dos direitos humanos, seja pelo foco na atenção à população mais vulnerável, seja pela preocupação com a adoção de medidas de preservação e promoção da vida humana, em especial no contexto ambiental e no enfrentamento do aquecimento global”, afirma o professor. “Uma passagem da declaração final da reunião de Roma, subscrita pelos representantes do G20, indica bem essa perspectiva muito positiva. Está lá na declaração: ‘Sublinhando a função primordial do multilateralismo em buscar soluções efetivas, nós concordamos em fortalecer nossa resposta comum à pandemia e pavimentar o caminho para uma recuperação global, com especial atenção para as necessidades dos mais vulneráveis’”, destaca Dallari. “Esse movimento atual no sentido do fortalecimento da cooperação internacional expressa uma tendência que vem marcando o mundo globalizado após a eclosão de graves crises desde o começo do século passado. Em artigo publicado recentemente na Revista da Faculdade de Direito da USP, eu discorro sobre os importantes avanços que ocorreram no Direito Internacional desde o início do século 20, após cada uma das grandes crises do período, desde as grandes guerras mundiais até a pandemia”, finaliza o colunista.

Leia aqui o artigo.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar toda quarta-feiraa às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.