Estudos usam inteligência artificial para prevenir lesões em esportistas

Com 75% de assertividade na previsão de risco de lesões, trabalho deixa disponíveis resultados em banco de dados científicos público

 05/02/2021 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre o estudo A field-based approach to determine soft tissue injury risk in elite futsal using novel machine learning techniques, que usa inteligência artificial na previsão de lesões em atividade esportiva. 

O artigo, aceito para publicação no jornal acadêmico Frontiers In Psychology, traz resultados importantes. Segundo o professor Santiago, os pesquisadores usaram inteligência artificial para predizer riscos de lesões em tecidos moles (músculos, tendões) em jogadores de futsal e obtiveram 75% de precisão nas previsões.

O estudo realizou testes físicos diversos e questionários em 139 jogadores de elite do futsal, que foram acompanhados durante toda uma temporada, possibilitando, informa Santiago, identificação de medidas de qualidade de sono, características psicológicas relacionadas ao desempenho esportivo e controle postural dinâmico. Esses dados, diz o professor, são fornecidos a “uma máquina que analisa e alerta sobre o risco de lesão em cada indivíduo”.

As informações deste estudo, com a probabilidade de predizer eficientemente 75% das lesões, são tidas como muito importantes por Santiago por estarem abertas em banco de dados científicos público. Assim, apesar de não ter batido “outros trabalhos com uma porcentagem de acerto maior que 78%”, este estudo apresenta dados que podem ampliar bancos de dados de pesquisas semelhantes e melhorar o algoritmo de predição. 

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições, pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouYube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte. 


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.