Estimulação elétrica transcraniana melhora negligência espacial por AVC

Estudo realizado no Brasil em portadores de negligência espacial unilateral pós-AVC aprova benefícios da técnica não invasiva

 05/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 06/07/2022 às 15:08

Logo da Rádio USP

Lesões do hemisfério cerebral direito, geralmente causadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC), podem causar o que os neurologistas chamam de negligência espacial unilateral, em que os doentes têm dificuldade para perceber estímulo sensorial (perna e braço) e visual do lado esquerdo do corpo. Pesquisadores brasileiros acabam de publicar resultados de um estudo que mostra os benefícios da estimulação elétrica transcraniana na reabilitação das pessoas no pós-AVC.

E o professor Octávio Pontes Neto, nesta coluna Minuto do Cérebro, conta que a negligência espacial unilateral pode acometer até 50% dos indivíduos que sofrem AVC, sequela que pode ficar crônica em 75% deles, prejudicando a qualidade de vida e o programa de reabilitação.

Por isso, Pontes Neto ressalta a importância da pesquisa realizada por pesquisadores da Unesp, em Botucatu, utilizando a técnica de estimulação elétrica transcraniana associada a um protocolo de reabilitação de sete semanas e meia. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Annals of Neurology.


O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente,  terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.