“Kids Save Lives Brasil” é um multiplicador de ações de salvamento em emergências

O projeto, além de treinar crianças para servirem como suporte básico de vida para leigos, conscientiza-as para reconhecerem uma situação estranha e pedirem ajuda

 15/10/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Amanhã (16) ocorrerá o 1º Simpósio Nacional Kids Save Lives Brasil, projeto voltado para o desenvolvimento e difusão para leigos de orientações e ações iniciais em AVC agudo, parada cardiorrespiratória não traumática, infarto agudo do miocárdio, afogamento e engasgo total no adulto, na criança e no bebê. Sob a Coordenação Nacional da USP, o projeto já realizou, em quase três anos, mais de 4.339 treinamentos face to face de crianças, adolescentes e adultos da rede de ensino fundamental, médio e superior no Estado de São Paulo. 

O Jornal da USP no Ar de hoje (15) conversa com a professora Naomi Kondo Nakagawa, do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina (FM) da USP e coordenadora nacional do projeto ao lado da professora Maria José Carmona, da disciplina de Anestesiologia da FMUSP, sobre o projeto. O Kids Save Lives foi criado em 2012 e foi reconhecido e homologado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2015. Segundo Naomi, a proposta do projeto é que todo cidadão “seja um multiplicador de ações em parada cardiorrespiratória, que ele tenha o reconhecimento, peça ajuda e que haja até que chegue uma unidade de serviço de emergência”. 

O conteúdo passado pelo projeto pode ser ministrado em apenas quatro horas e possui especificidades, conforme a idade do cidadão: crianças a partir de 8 anos podem ser treinadas em todo seu contexto de suporte básico de vida para leigos; crianças entre 3 e 7 anos podem ser conscientizadas a reconhecer uma situação estranha e pedir ajuda; já crianças a partir de 10 anos podem usar o DEA (Desfibrilador Externo Automático), aparelho que fará a leitura se a vítima pode ser recuperada por meio de um choque elétrico ou se devem ser mantidas as medidas de compressão torácica efetivas até que chegue ao serviço médico de emergência.

Para quem se interessar, as inscrições ainda estão abertas no site do Kids Save Lives Brasil. Serão apresentados no evento vários parceiros nacionais e convidados, que trarão orientações sobre o que fazer em caso de uma parada cardiorrespiratória ou engasgo total em gestantes, como proceder para ajudar uma criança ou bebê e também o que toda criança deveria saber sobre AVC. 

Saiba mais ouvindo a entrevista completa no player acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.