Faltam cem dias para as eleições norte-americanas e a corrida eleitoral pode ter surpresas. Com o background de uma pandemia que fez o país ser afetado economicamente, entre outras questões político-sociais, as chances de Joe Biden vencer Trump aumentam de acordo com pesquisas divulgadas recentemente.
Na coluna Diplomacia e Interesse Nacional, o embaixador Rubens Barbosa explica que “a eleição presidencial nos Estados Unidos está adquirindo novos contornos. A influência da pandemia tem sido muito grande”. Barbosa comenta que a maneira como Trump conduziu o país durante a pandemia, a queda brutal da economia, o aumento do desemprego e efeitos oriundos das manifestações antirracistas foram alguns dos motivos que fizeram o atual presidente norte-americano ter essa queda vertiginosa em popularidade.
Essa queda fez com que Trump mudasse sua forma de agir, passando a radicalizar contra a China, a utilizar máscaras faciais, mostrando a personalidade de alguém que “respeita” o que está acontecendo. Biden, por outro lado, ganha destaque justamente no descontentamento a tudo que está ocorrendo com Trump, e também a partir de um apoio de uma ala mais à esquerda do Partido Democrata, que inclui a possibilidade de Biden ter uma mulher negra como vice.
De qualquer forma, o embaixador deixa claro que temos que ter cuidado com os números dessa pesquisa, já que o sistema eleitoral dos Estados Unidos é diferente do existente no Brasil. Lá, as eleições são decididas através dos colégios eleitorais. Um exemplo disso foi a última eleição de 2016, em que Hillary Clinton teve mais votos em questão numérica, mas perdeu no numero de colegiados.
Ouça a íntegra da coluna no player acima.
Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.