Eleição presidencial nos Estados Unidos está adquirindo novos contornos

De acordo com Rubens Barbosa, temos que ter cuidado com os números divulgados em recente pesquisa, pois ainda existem colegiados bem fiéis ao atual presidente norte-americano

28/07/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Faltam cem dias para as eleições norte-americanas e a corrida eleitoral pode ter surpresas. Com o background de uma pandemia que fez o país ser afetado economicamente, entre outras questões político-sociais, as chances de Joe Biden vencer Trump aumentam de acordo com pesquisas divulgadas recentemente.

Na coluna Diplomacia e Interesse Nacional, o embaixador Rubens Barbosa explica que “a eleição presidencial nos Estados Unidos está adquirindo novos contornos. A influência da pandemia tem sido muito grande”. Barbosa comenta que a maneira como Trump conduziu o país durante a pandemia, a queda brutal da economia, o aumento do desemprego e efeitos oriundos das manifestações antirracistas foram alguns dos motivos que fizeram o atual presidente norte-americano ter essa queda vertiginosa em popularidade.

Essa queda fez com que Trump mudasse sua forma de agir, passando a radicalizar contra a China, a utilizar máscaras faciais, mostrando a personalidade de alguém que “respeita” o que está acontecendo. Biden, por outro lado, ganha destaque justamente no descontentamento a tudo que está ocorrendo com Trump, e também a partir de um apoio de uma ala mais à esquerda do Partido Democrata, que inclui a possibilidade de Biden ter uma mulher negra como vice.

De qualquer forma, o embaixador deixa claro que temos que ter cuidado com os números dessa pesquisa, já que o sistema eleitoral dos Estados Unidos é diferente do existente no Brasil. Lá, as eleições são decididas através dos colégios eleitorais. Um exemplo disso foi a última eleição de 2016, em que Hillary Clinton teve mais votos em questão numérica, mas perdeu no numero de colegiados.

Ouça a íntegra da coluna no player acima.

Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.