Realidade aproxima e também separa Brasil e México

Na coluna desta semana, Pedro Dallari fala sobre seminário “Brasil-México: Horizontes Compartilhados”, que marca a participação da USP nos eventos relativos aos 190 anos de relações diplomáticas entre os dois países

Publicado: 26/06/2024

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor Pedro Dallari fala sobre o seminário Brasil-México: Horizontes Compartilhados, promovido pelo Ministério de Relações Exteriores dos dois países, em parceria com a USP e o Colégio de México, nos dias 20 e 21 de junho. O seminário marca a participação da USP nos eventos relativos aos 190 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o México, comemorados neste ano.

“Esta parceria é muito interessante. Recebemos o convite tanto da Fundação Alexandre de Gusmão, que é o órgão do Ministério de Relações Exteriores do Brasil dedicado justamente ao apoio às relações acadêmicas, quanto do Instituto Matias Romero, que faz a mesma função no Ministério de Relações Exteriores do México, para organizar um seminário. Este convite veio em sintonia com um esforço muito grande do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior para que a USP se integre cada vez mais ao sistema mexicano de universidade. Isso foi, inclusive, tratado em uma visita que o reitor fez ao México em março deste ano”, afirma Dallari.

“O seminário, portanto, foi fruto da convergência desses interesses no fortalecimento das relações acadêmicas entre Brasil e México, mas com vistas à realização de estudos sobre a realidade das relações entre os dois países. O seminário teve dois dias de duração. No primeiro dia, foram discutidos temas gerais sobre política exterior e ordem global e, no segundo, temas mais específicos sobre ciência, tecnologia, inovação, cultura, situação das mulheres e povos indígenas”, explica. Mais informações sobre o seminário podem ser acessadas nesta página do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

Como conclusões do seminário, Dallari aponta que “Beatriz Paredes, embaixadora e senadora do México, chamou atenção que, para avançarmos nas relações entre Brasil e México, é preciso que reconheçamos que há afinidades, mas também que há muitas diferenças. É isto que viabilizará uma aproximação mais objetiva e pragmática e foi sobre isso que o seminário tratou: sobre maneiras mais concretas de gerar uma maior integração entre México e Brasil, os dois maiores países da América Latina”.

Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.