Cidades brasileiras são como laboratórios naturais

A partir delas, é possível realizar trabalhos sobre nossas doenças, sejam infecciosas ou crônicas degenerativas, informa Paulo Saldiva

 21/08/2023 - Publicado há 1 ano
Por

Logo da Rádio USP

Dados que o Censo do Brasil, o sistema de saúde dos Ministérios, as Prefeituras fornecem servem como estudo do ambiente urbano. É como se as cidades brasileiras fossem laboratórios naturais e de desigualdade, permitindo avaliar as características e a funcionalidade do ambiente da cidades como um fator que modula o curso natural das nossas doenças, sejam estas infecciosas ou crônicas degenerativas.             

Em estudo recente na revista do Instituto de Estudos Avançados da USP esse tema foi explorado por dois pesquisadores centrais: um urbanista, Carlos Leite, diretor da Faculdade de Arquitetura do Mackenzie, e a professora Ligia Vizeu Barrozo, titular de Geografia da Universidade de São Paulo.


Saúde e Meio Ambiente
A coluna Saúde e Meio Ambiente, com o professor Paulo Saldiva, vai ao ar toda segunda-feira às 8h, quinzenalmente, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.