Cenário econômico para 2023 é uma incógnita

Inflação é a grande vilã na definição de um perfil político e econômico no Brasil e no mundo, argumenta Gilson Schwartz

 05/12/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Logo da Rádio USP

Analistas internacionais tentam fazer a previsão da economia para o próximo ano, mas a pressão da inflação dificulta montar esse perfil. Entre os  fatores que contribuem para essa realidade está a guerra da Ucrânia, que pressionou os preços internacionais do petróleo, mostrando que na economia global os governos tentam se salvar.   

O professor Gilson Schwartz destaca que “essa pressão inflacionária, acentuada nos últimos dois anos, torna a defasagem salarial dramática, aumenta o número de greves, os cenários políticos tornam-se mais instáveis, as tentações populistas ganham força e o confronto de direita e esquerda ganha radicalidade”. Ele lembra que “é preciso tratar a economia como um ser vivo, onde cada setor merece atenção e planejamento de longo prazo é condição para enfrentar as incertezas, pelo menos nos próximos dois anos”.  


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.