Nova margem equatorial pode se revelar uma grande reserva de petróleo

O professor Ricardo Cabral de Oliveira comenta o plano divulgado pela Petrobras, cujo objetivo é modernizar refinarias e focar na produção de energia limpa

 11/11/2022 - Publicado há 1 ano
Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio de Janeiro – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras recentemente divulgou um plano estratégico, a ser seguido até 2027, com investimentos para a exploração da nova margem equatorial, chamado por alguns de “novo pré-sal”, por ser um local com grande reserva de petróleo. O objetivo do plano é modernizar refinarias e aumentar as reservas desse recurso, além de focar na produção de “energia limpa”. Também fala em modernizar e adaptar refinarias para a produção de biocombustíveis de alto valor agregado. 

Ricardo Cabral de Azevedo – Foto: Poli

A área é localizada perto das bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar. Como explica o professor Ricardo Cabral de Azevedo, do Departamento de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP, mesmo sendo promissora, não se trata de um novo pré-sal. “Quando falamos em pré-sal, nos referimos a reservas de petróleo que estão abaixo de uma camada de sal muito espessa. São reservas gigantescas e muito profundas. Essa rocha salina que está em cima delas funciona com uma espécie de armadilha que aprisiona essa grande quantidade de petróleo embaixo. Então, é uma estrutura bem particular que existe lá”, elucida o professor. 

O que é possível fazer a partir dessa área?

Há muito tempo essa área vem sendo estudada, mas sempre houve muito receio de ampliar as pesquisas por conta das questões ambientais e pela presença de órgãos e ONGs na região. Os chamados corais da Amazônia, por exemplo, levantaram preocupações, mas atualmente os especialistas dizem que a exploração não apresenta tanta ameaça ao ecossistema.

A maior preocupação seria em caso de vazamento do petróleo. Porém, a reserva está localizada próximo à fossa do Rio Amazonas e, caso isso aconteça, haveria dispersão, explica o professor. Diferentemente do que aconteceu no Golfo do México alguns anos atrás, quando uma explosão causou o derramamento de 750 milhões de litros de petróleo no mar.

Em comparação a outros lugares explorados, um eventual vazamento – o que é mais difícil de acontecer por conta do avanço da tecnologia e dos estudos – não afetaria tanto o ambiente. Para Azevedo, “a tendência agora, com essa segurança maior do ponto de vista ambiental, é começar a avançar mais rápido. A perspectiva é muito boa e essas descobertas até agora já são promissoras”.

Energia limpa

Energia 100% limpa ainda não existe, o que significa que até aquelas com menor impacto ambiental ainda não apresentam uma solução para a poluição. Por exemplo, a energia eólica impacta o meio ambiente por causar mortes de aves, uso de espaços muito amplos, destruição de vegetação nativa e maior acesso de pessoas a áreas antes não acessíveis. “Mas a gente procura a solução que seja menos agressiva ao meio ambiente”, explica o professor.

Mesmo assim, a indústria de petróleo é a mais pressionada desse ramo, principalmente pelos movimentos ambientais. Por conta disso, elas estão tentando diminuir a pegada ambiental. As grandes empresas e operadoras planejam, até 2050, zerar suas emissões de carbono. “O que parece ser hoje um inimigo do meio ambiente, pode vir a ser um amigo do meio ambiente”, projeta Azevedo.

Descarbonização da produção

A tendência é o petróleo continuar como uma fonte importante, mesmo se não for o recurso natural mais usado. Mudar a fonte de obtenção de energia tem que ser levado em consideração no planejamento de projetos sociais e econômicos do País. Abrir mão disso poderia representar uma perda de bilhões de dólares. 

Azevedo ressalta que “é uma reserva que, se bem utilizada, pode ajudar muito o Brasil a crescer e a resolver seus problemas, inclusive desigualdades”. 

Principais desafios para a Petrobras

Um grande desafio no Brasil é justamente lidar com a questão da imagem que as indústrias de petróleo têm, que é muito ruim. Até os próprios alunos do curso de minas e de petróleo sentem resistência em relação à indústria de petróleo, diz Azevedo: “Acham que o produto é o vilão”. 

A transição de energia poluente para energia limpa apresenta outro grande impasse. Outros países estão mais avançados na questão da transição energética, mas eles não dependem tanto do petróleo como o Brasil, que, segundo Azevedo, “vai ser um dos países em que a transição vai ser bem mais lenta”. 

Com países como a China divulgando que reduziu a dependência do petróleo, o Brasil vai passar a ser ainda mais pressionado. Isso, inevitavelmente, também representa um problema para o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.