Apesar dos benefícios, atividade física não está isenta de lesões

Escolher bem o local, o horário, o calçado, a roupa, hidratação adequada para a prática pode prevenir possíveis aborrecimentos e, no início, o acompanhamento de um profissional é recomendável, aconselha José Carlos Farah

03/10/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 04/10/2023 as 7:55

Logo da Rádio USP

Segundo o professor José Carlos Farah, independentemente da atividade física praticada, o surgimento de lesões tem os mais variados motivos, que vão desde o sedentarismo ao treinamento mal planejado, as malformações do nosso corpo, como pés chatos, joelhos em X ou arqueados, entre muitas outros. Mesmo uma lesão simples, conta Farah, pode levar a um desconforto momentâneo ou até mesmo à interrupção da prática. O entorse está entre as lesões mais comuns da prática da atividade física e acontece “quando torcemos o pé, ao pisamos em chão irregular ou buracos, o que causa excessiva distensão dos ligamentos da articulação. Geralmente, os tornozelos e os joelhos são os mais afetados”.

Outra ocorrência comum é o forte impacto em qualquer parte do corpo, podendo causar lesão nos tecidos moles da superfície, músculos, tendões ou ligamentos articulares, o que se chama de contusão, lembra Farah. “A cãibra, que é uma contração muscular involuntária que acontece quando se pratica uma atividade física intensa e não se está preparado para ela. A luxação é uma lesão que ocorre quando uma força violenta atua direta ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição fora da sua posição normal. O estiramento ou distensão muscular é causado quando há o alongamento excessivo do músculo, que pode acontecer tantos nas fibras musculares como também na junção musculotendínea. A tendinite que é a inflamação do tendão, em consequência da repetição excessiva de movimentos, e a lombalgia, são dores na região lombar da coluna vertebral. Essas lesões são muito comuns, mas, como já dito, se não tomarmos cuidado, podem interromper a prática da atividade física.”

Farah afirma que essas lesões, embora consideradas comuns, podem ser evitadas. “A prevenção começa no planejamento da atividade física, buscando respeitar os limites do corpo, e sempre acompanhada de um profissional. Estabelecer metas realistas é muito importante e sempre não ter pressa em atingir os objetivos propostos. Escolher bem o local, o horário, o calçado, a roupa, hidratação adequada para a prática pode prevenir possíveis aborrecimentos, e, no início, o acompanhamento de um profissional é recomendável”, ressalta o professor.

Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.