Universo das Emissoras Públicas: A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) assina periodicamente um contrato de concessão de serviço público com o governo português

A gestão da RTP é formada por um Conselho de Administração, um Conselho Geral Independente, um Conselho Fiscal e um Conselho de Opinião

Publicado: 22/05/2024
Universo das Emissoras Públicas - USP
/

Na reestreia do programa em 2024, o Universo das Emissoras Públicas conta a história da Rádio e Televisão de Portugal, a RTP. A empresa pública portuguesa tem 8 canais de televisão, 7 emissoras de rádio e produz conteúdos distribuídos em diversos formatos digitais.

O entrevistado desta edição é diretor do Secretariado Técnico do Conselho Geral Independente e Diretor-Adjunto do Núcleo Museológico e Apoio ao Serviço Público da RTP,  Pedro Jorge Braumann. Durante o programa, Braumann fala sobre a forma de gestão da empresa, a programação, a forma de financiamento e o contrato de concessão de serviço público assinado com o governo de Portugal.

A empresa transmite a programação para vários continentes, inclusive para os países falantes de língua portuguesa na África. O financiamento da RTP provém principalmente de uma contribuição audiovisual paga pelos portugueses através da conta de energia. A arrecadação corresponde a cerca de 80% do orçamento da empresa. Os recursos são complementados com atividades comerciais como a venda de espaços de propaganda e a venda de direitos de exibição de programas.

Sugestão de leitura complementar sobre o tema:

Public broadcasting: why? how?” Conseil Mondial de La Radiotélévision, Unesco, 2001

Livro Branco do Serviço Público de Rádio e Televisão de Portugal Ministério da Cultura de Portugal, 2023

Projeto Estratégico para a RTP RTP, 2024

Universo das Emissoras Públicas

O Universo das Emissoras Públicas vai ao ar quinzenalmente às sextas-feiras, às 17h, pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.