Palavra da Semana #111: Algoz moderno reproduz exploração secular do homem pelo homem

Após mais de cem anos da abolição da escravatura, “é inconcebível, inaceitável manifestações de preconceito racial”, afirma professora da USP

 14/06/2024 - Publicado há 1 mês
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #111: Algoz moderno reproduz exploração secular do homem pelo homem
/

A palavra desta semana, termo mais pesquisado na web, é algoz; está em evidência por conta da condenação de casos de racismo na Espanha.

Nos dicionários, a palavra algoz significa executor de pena de morte ou de outras penas corporais, carrasco, verdugo, pessoal cruel, desumana, de maus instintos, tirano, torturador. Aquela que causa aflições, tormentos, torturas. A etimologia de algoz vem do árabe al-gozz e se refere à pessoa escolhida por uma tribo para executar sentenças.

Quer saber mais sobre o termo algoz, ouça o podcast na íntegra no player acima.

Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rita Stella
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.