Saúde sem Complicações #25: Dificuldades geradas pela pandemia podem se refletir na alimentação

Carla Barbosa Nonino professora, nutricionista e coordenadora do Laboratório de Estudos em Nutrigenômica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, fala sobre ganho de peso durante o período de isolamento social e também sobre reeducação alimentar após a quarentena

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=344736

Saúde sem Complicações #25: Dificuldades geradas pela pandemia podem se refletir na alimentação
Saúde sem Complicações

 
 
00:00 / 26:45
 
1X
 

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe a professora, nutricionista e coordenadora do Laboratório de Estudos em Nutrigenômica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Carla Barbosa Nonino, para falar sobre ganho de peso durante o período de isolamento social e também sobre reeducação alimentar após a quarentena. 

A professora explica que a alimentação tem uma forte relação com as emoções; quando as pessoas estão mais tensas e passando por problemas a alimentação é diretamente atingida, alguns indivíduos acabam comendo mais ou menos que o normal. 

Segundo Carla, a instabilidade, as dificuldades e principalmente a ansiedade causada pela pandemia da covid-19 e, por consequência, pelo isolamento social, tendem a fazer com que as pessoas comam mais e busquem prazer através de comidas e bebidas alcoólicas. Além disso, a realização de exercícios físicos fica comprometida, provocando o aumento de peso. 

Mas a professora acredita que, conforme a pandemia acabe e a vida aos poucos volte ao normal, o peso e alimentação também devem se regularizar. Entretanto, algumas pessoas não conseguirão retornar aos seus hábitos anteriores sozinhas e para isso é importante buscar ajuda de um profissional da nutrição que auxilie na reeducação alimentar do indivíduo e na perda de peso de maneira segura. 


Saúde sem complicações

Apresentação: Mel Vieira
Produção: Mel Vieira e Flávia Coltri
Edição: Rita Stella
Edição Sonora: Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana
Coordenação: Rosemeire Talamone
Edição Geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: terça-feira, às 13h.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.

 

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.