Revoredo #43: Estudante de viola fala sobre rotina de estudos na Universidade

Violeiro destaca o apoio da família como parte importante em sua trajetória

07/07/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo #43: Estudante de viola fala sobre rotina de estudos na Universidade
/

O Revoredo desta semana apresenta o violeiro Enrico Fioreli Barbieri, aluno do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Inspirado pelo compositor Ivan Vilela, o estudante começou a se interessar pela música caipira ainda jovem.

Nomes como o de Vilela inspiraram Barbieri desde antes de seu ingresso na graduação. Na entrevista, o estudante compartilha suas técnicas de estudo e o dia a dia da Universidade; além disso, contou um pouco sobre a sua formação antes da faculdade.

Barbieri diz que o apoio da família foi essencial no decorrer de sua trajetória musical. “Meus pais tiveram bastante participação na minha formação, em como eu enxergo a profissão e todas essas coisas.”

O estudante, que começou a graduação durante a pandemia, comenta quanto à dificuldade de ter aulas práticas on-line. “É muito complicado você dizer o que realmente está soando na aula on-line, e no presencial não, logo na primeira aula o Gustavo foi ver minha postura e ver a projeção do som, então ele ia em cada canto da sala para ver como eu estava tocando, então é outro ritmo a aula, outras coisas que ele presta atenção e corrige. É incomparável.”

No podcast desta semana foram apresentadas as músicas: Ponta de areia; Paisagens; Solidão; Asa branca; Pra matar a saudade de Minas; Armorial.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto