Quilombo Academia: o canto utópico tribalista na irreverente tamboralidade da tríade – Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown

A horizontalidade no canto existencial do tribalismo para superação da verticalidade eurocaucasiana

 29/12/2023 - Publicado há 5 meses
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: o canto utópico tribalista na irreverente tamboralidade da tríade - Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown
/

A tríade de artistas formada por Mariza Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown sugere uma exegese musical, cuja dinâmica existencial está implicada na polissêmica tamboralidade negra, que perpassa os sensos, rural e urbano. Razão pela qual esse trio tem dimensão miscigênica do tribalismo, que transcende o ruralismo e o urbanismo, implicado na crise ambiental que tem a ver, com a lentidão da miopia do conservadorismo mantenedor do status quo do campo e velocidade do vazio existencial do processo urbano reducionista. Ambas constituem elementos da lógica acumulativa no verticalismo autoritário do euro-hetero-macho-autoritário.

O canto do trio, – Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, – é uma alternativa utópica tribalista, que indica a volta às origens do diverso das relações comunais da afro solidariedade para superar o individualismo no autoritarismo do universo eurocaucasiano.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.