Mosaicos Culturais #63: AnaVitória e Jorge & Mateus se uniram para cantar sobre o romance de “dois corações desatentos”

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir essa parceria rara em Geleira do Tempo, que ecoava nos fones de ouvido de Eduardo Cibulski, estudante de Administração na USP

 17/07/2024 - Publicado há 6 meses
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #63: AnaVitória e Jorge & Mateus se uniram para cantar sobre o romance de “dois corações desatentos”
/

AnaVitória é uma dupla do gênero pop composta pelas cantoras Ana Caetano e Vitória Falcão. Desde 2013, Ana e Vitória estão ativas no cenário musical. Elas se conheceram ainda no colégio, mas foi na época da faculdade que se aproximaram e decidiram seguir a carreira da música em São Paulo. O primeiro álbum Anavitória (2016) vendeu mais de 300 mil cópias e recebeu a certificação de disco de diamante. Já o segundo álbum O Tempo é Agora (2018) foi vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. As principais referências do duo são Mallu Magalhães e Nando Reis, de quem regravaram os hits no terceiro álbum N (com informações da Wikipédia e NovaBrasilFM).

Jorge Barcelos e Mateus Liduário, conhecidos como Jorge e Mateus, são considerados os pioneiros do sertanejo universitário. Como uma vertente da música sertaneja, o sertanejo universitário é caracterizado pela influência de elementos do pop, além do uso de guitarras elétricas e sintetizadores, em paralelo aos instrumentos tradicionais sertanejos. Seu primeiro álbum Ao Vivo em Goiânia (2007) recebeu a certificação de platina da Pro-Música Brasil pelo seu desempenho nas vendas físicas. Em 2018, venceram na categoria Melhor Dupla do Prêmio Multishow de Música Brasileira. Em 19 anos de carreira, são considerados a dupla sertaneja de maior sucesso comercial, vendendo mais de 10 milhões de cópias em álbuns (com informações da Wikipédia).

E quando tento decifrar eu vejo/
Qual o tamanho desse sentimento/
Adormecido e preservado/
Nessa geleira do tempo
Refrão de Geleira do Tempo, AnaVitória e Jorge e Mateus.

Capa do single Geleira do Tempo, de AnaVitória e Jorge & Mateus, 2021. Foto: Reprodução

Na inédita Geleira do Tempo, composta por Ana Caetano e Tó Brandileone, os quatro cantores reúnem-se para explorar um amor não concretizado. A geleira metaforiza a distância entre o eu lírico e a pessoa amada. Versos como “Não te conheço tão no fundo pra entender / O que você diz em silêncio / Suponho tantas coisas, mas não sei / Se é minha vontade inventando a sua” sugerem que a emoção parte do sujeito, mas há dúvidas sobre a correspondência desse amor.

Convite para essa colaboração

De acordo com as redes sociais de AnaVitória, as cantoras eram fãs de Jorge & Mateus desde 2007 e disseram: “Aí a gente imaginou tanto e quisemos tanto que aconteceu. Fizemos o convite pros meninos há uns meses, eles toparam e quando escutamos a gravação foi um choque!”.

Ao som de Geleira do Tempo, Eduardo Cibulski, estudante de Administração, na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Eduardo destaca que a letra o comoveu, pois encontrou semelhanças com os próprios sentimentos. Ele também aprecia a combinação de vocais surpreendentes entre as duas duplas.

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 15 e 16 de julho de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!

Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.