Mosaicos Culturais #27: “Sem você, meu amor, eu não sou ninguém” é o lamento de tristeza profunda de Samba em Prelúdio

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir essa canção melancólica de Baden Powell e Vinícius de Moraes, uma verdadeira expressão lírica da saudade, que ecoava nos fones de ouvido de Dandara, estudante de Viola no Departamento de Música, da USP

Publicado: 23/05/2024
Mosaicos Culturais - USP
/

Samba em Prelúdio é uma canção composta em 1962 por Baden Powell (1937-2000) e Vinicius de Moraes (1913-1980) e foi gravada por diversos artistas.

Capa de Vinicius de Moraes — En La Fusa com Maria Creuza e Toquinho. 1970. Foto: Reprodução

A gravação escolhida por Dandara é a de um álbum ao vivo de 1970 gravado no Bar La Fusa, em Buenos Aires. Em parceria com Vinicius de Moraes, Toquinho, Maria Creuza e sua voz emotiva demonstra a boa química entre os músicos envolvidos.

Baden Powell de Aquino, mais conhecido como Baden Powell, foi um violonista virtuoso que combinou técnicas clássicas com harmonia e swing populares. Ele atuou em diversos estilos, incluindo bossa nova, samba, jazz brasileiro, jazz latino e MPB.

Marcus Vinícius da Cruz e Mello Moraes, mais conhecido como Vinícius de Moraes e apelidado de “O Poetinha”, foi um poeta, diplomata, letrista, ensaísta, músico, cantor e compositor. Suas letras e composições, frequentemente criadas em parceria com músicos como Tom Jobim, foram fundamentais para o nascimento e a introdução da bossa nova no mundo. Ele gravou vários álbuns, muitos deles em colaboração com artistas renomados. Durante as décadas de 1960 e 1970, Moraes colaborou com Baden Powell em uma série de canções conhecidas como sambas afros (com informações da Wikipédia).

Na canção, as metáforas poéticas “chama sem luz”, “jardim sem luar” e “barco sem mar”, constroem um universo de imagens que traduzem a dor da solidão. Ao som de Samba em Prelúdio Dandara Costa Lousada, estudante de Viola no Departamento de Música, da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Dandara aprecia quando a música tem certo swing, que dá um movimento e aí fica mais bacana de ouvir.

Ouça o podcast no link acima.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 21 e 22 de maio de 2024.

Novidade no ar

Estamos celebrando um mês de transmissão do Mosaicos Culturais, tanto no ar quanto em formato de podcast. Para ouvir todos os episódios, acesse a página jornal.usp.br/radio.
Comemoramos esse marco trazendo junto à música que o conjunto de estudantes anda ouvindo, um tema cativante: a música no cinema! Este novo capítulo nos convoca não apenas a fazer uma imersão nas preferências musicais da nossa audiência, mas também a explorar suas reflexões sobre o impacto da música em filmes, animes, desenhos e séries.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que têm embalado seus dias e também as próprias interpretações sobre a intersecção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres