Momento Tecnologia #79: Vacina contra carrapatos deve ser medida de controle sustentável do parasita

O desenvolvimento da pesquisa de Isabel Kinney Santos busca combater um dos maiores desafios da pecuária bovina no Brasil

 25/10/2022 - Publicado há 1 ano
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #79: Vacina contra carrapatos deve ser medida de controle sustentável do parasita
/

A infestação por carrapatos é um dos principais problemas da pecuária bovina no Brasil. Hoje, os venenos carrapaticidas são utilizados em massa para conter os impactos, mas passam longe da alternativa ideal, visto que podem contaminar os humanos, os animais e o meio ambiente.

De acordo com a Agência IBGE Notícias, o rebanho bovino é o maior do Brasil, a ponto de alcançar o recorde brasileiro em 2021, com 224,6 milhões cabeças de gado. Utilizados tanto para a produção de leite quanto para a de carne, os bois e as vacas são fundamentais para a alimentação de boa parte da população brasileira. 

Mas esses animais precisam de muito cuidado para que os seus derivados cheguem com qualidade à casa do brasileiro. Foi pensando nisso que a pesquisadora Isabel Kinney Santos, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, começou a desenvolver uma vacina contra os parasitas. A pesquisadora comenta que o carrapato é um vetor promíscuo de vírus, protozoários e bactérias e o seu contato com o gado prejudica a saúde do animal. Com isso, o desenvolvimento da vacina tem como objetivo controlar de forma sustentável e reduzir a proliferação dos parasitas.

O episódio também conta com a participação de Maurício Coelho, gestor da fazenda Santa Luzia, especialista em pecuária leiteira do grupo Cabo Verde. Ele reforça a importância da vacina para o convívio equilibrado com o carrapato, visto que a erradicação do parasita é improvável no Brasil, uma vez que ele se prolifera em locais quentes e úmidos. “Esse equilíbrio é fundamental, ou seja, como nós mantemos essa população em um nível menor para continuar transmitindo o parasita e para que o animal bovino possa adquirir a sua resistência”, aponta.


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.