Momento Tecnologia #56: Startup pretende criar órgãos artificiais para transplantes

A TissueLabs, startup brasileira da Incubadora USP, tem sido destaque na área de pesquisa de tecidos artificiais

Jornal da USP
Jornal da USP
Momento Tecnologia #56: Startup pretende criar órgãos artificiais para transplantes
/

Atualmente mais de 40 mil pessoas aguardam na fila por um transplante de órgãos no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, um dos principais fatores que dificultam o processo de captação de órgão para doação é a recusa por parte da família que acabou de perder um familiar. Com esse cenário, diversas pesquisas vêm sendo feitas para desenvolver substitutos sintéticos que possam vir a substituir a atual maneira como lidamos com transplante de órgão. 

“Existe uma demanda enorme no Brasil, as pessoas precisam de órgãos. Infelizmente existem várias doenças que culminam na sua terminalidade com a de um transplante de órgãos”, afirma Marcelo Bonvento, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Departamento Regional de Saúde em Ribeirão Preto, ao explicar o atual panorama de transplantes no Brasil e as dificuldades enfrentadas para a realização de uma doação. 

Nascido com cardiopatia congênita, Gabriel Liguori, médico e pesquisador pela Faculdade de Medicina da USP, fundou, em parceria com o engenheiro da computação Emerson Moretto, em 2019, a TissueLabs. A startup brasileira ligada à USP atua na fabricação de órgãos e tecidos em laboratório. “A TissueLabs nasceu com o objetivo de fabricar órgãos para transplante”, diz Liguori sobre o projeto: “Nossa ideia é que daqui a dez, 15 anos, a gente estará colocando no mercado esses órgãos para transplante”, afirma ele. 


Momento Tecnologia
Edição de roteiro: Denis Pacheco
Edição de som:  Guilherme Fiori
Edição geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h05

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, segundas-feiras, às 8h05 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.