Manhã com Bach #164: Cantata para o Domingo de Ramos tem abertura do tipo francesa

Forma musical que anuncia chegada do rei francês ao teatro é usada para lembrar a entrada de Jesus em Jerusalém

Por
 03/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 05/04/2023 as 15:09
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #164: Cantata para o Domingo de Ramos tem abertura do tipo francesa
/
Entrada triunfal em Jerusalém, de 1320, obra do artista italiano Pietro Lorenzetti (1280-1348) – Foto: Reprodução/Wikipédia

Johann Sebastian Bach compôs a cantata Himmelskönig, sei willkommen, “Rei do céu, sê bem-vindo” (BWV 182), para o chamado Domingo de Ramos, a data do calendário cristão que lembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém montado num jumento, conforme relatam os Evangelhos.

Para reproduzir esse episódio bíblico, Bach utiliza como abertura da cantata uma sonata composta na forma de uma abertura francesa. No período barroco, na França, a abertura francesa era usada para anunciar a chegada do rei francês ao teatro e era executada enquanto o soberano se acomodava no seu camarote para assistir ao espetáculo. Na cantata, ela anuncia a entrada de Jesus em Jerusalém.

A cantata de Bach para o Domingo de Ramos é apresentada nesta edição do podcast Manhã com Bach, que exibe ainda o Concerto para Violino em Mi Maior (BWV 1042).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 1º e 2 de abril de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.