Live Ciência USP #05: No rastro do coronavírus – do genoma ao “crowdsourcing”

Como conter o coronavírus e evitar sucessivas ondas e surtos? Saiba mais sobre o momento atual da doença no Brasil, algumas estratégias para vigilância e contenção do vírus e quais os erros e acertos das políticas públicas adotadas no País durante a pandemia. Com Ester Sabino, Lorena Barberia e Onicio Leal Neto

24/09/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 25/09/2020 as 12:01
Ciência USP - USP
Live Ciência USP #05: No rastro do coronavírus - do genoma ao "crowdsourcing"

Para conter a pandemia e evitar sucessivas ondas e surtos, é preciso entender como ela se espalha. Entre as armas que temos para fazer essa vigilância está a genômica, que verifica pequenas mutações no vírus que servem como assinaturas para rastrear o caminho que ele percorre. A testagem é outro recurso essencial, mas é preciso saber usá-la corretamente. Outra abordagem de custo baixíssimo é a crowdsourcing, que usa o celular e a colaboração da população para identificar surtos e frear a dispersão da doença.

Nesta live conversamos sobre estas vertentes e a situação atual da pandemia com três convidados. Ester Cerdeira Sabino, professora da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), foi a responsável por sequenciar pela primeira vez o genoma do coronavírus no Brasil e continua usando a genética para entender a dinâmica da epidemia, além de conduzir estudos sobre a prevalência da doença no Brasil a partir de bancos de sangue.

Lorena Barberia, pesquisadora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, traz as essenciais ciências políticas e sociais para o debate da saúde e das políticas públicas – onde erramos e o que dá para fazer, a partir dos estudos da Rede de Pesquisa Solidária.

Onicio Leal, pesquisador da Universidade de Zurique, fala de projeto pioneiro para rastreio da epidemia via crowdsourcing que ele lidera, o Epitrack, conduzido em parceria com o Collab.

Apresentação e produção: Luiza Caires