Fake News Não Pod #78: Ciência avança no combate à dengue com aprovação de vacina

Instituto Butantã tem vacina contra dengue aprovada depois de 10 anos de pesquisas e desenvolvimento

30/08/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 27/02/2024 as 11:52
Fake News não Pod - USP
/

No episódio desta semana do Fake News não Pod,  a acadêmica Laura Colete Cunha fala sobre a dengue, sua transmissão, complicações e a vacina recentemente aprovada. Informa que a vacina é aplicada em três doses e que ela não é igualmente eficaz para os quatro sorotipos de vírus de dengue. Diz, ainda que a faixa etária  bem mais ampla, para  pessoas entre 4 e 60 anos.

Laura lembra que o Instituto Butantã também está desenvolvendo uma vacina contra dengue, cujos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento começaram há mais de  10 anos e os resultados mostraram eficácia de 79,6%. “Com mais de 16 mil indivíduos participantes do testes da vacina do Butantã de todo o Brasil,  durante esse período não foi reportado nenhum caso grave de dengue, portanto são notícias promissoras, que demonstram a importância da ciência e da tecnologia para a sociedade.”

Fake News não Pod
Produção: Vydia Academics, Pretty Much Science (PMScience),
Projeto: João Fake News (bit.ly/JoaoFakeNews).
Roteirista e apresentadora: Laura Colete Cunha
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão Preto