Pílula Farmacêutica #4: Entenda o que é anemia ferropriva

Mais do que falta de ferro, a anemia pode ser causada por carência de vitamina B-12 ou ácido fólico. Este episódio do “Pílula Farmacêutica” discute quais as causas e consequências dessa doença que atinge 1,62 bilhão de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=284483

Pílula Farmacêutica #4: Entenda o que é anemia ferropriva
Pílula Farmacêutica

 
 
00:00 / 6:18
 
1X
 

O ferro é um nutriente essencial para o organismo, um mineral importante para manter o bom funcionamento de muitas funções corporais, associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. A falta dele causa a anemia ferropriva, doença que permanece como uma das deficiências nutricionais mais frequentes no ser humano.

Neste episódio do Pílula Farmacêutica, Kimberly Fuzel, aluna da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP em Ribeirão Preto, conta mais sobre os sintomas, causas e consequências da anemia. Além da carência nutricional, outros fatores podem motivar o desenvolvimento da doença, como a gravidez, o parto e a amamentação. Alterações intestinais e digestivas também podem interferir na absorção do ferro, provocando o problema.

Os principais sintomas são palidez, falta de energia, falta de ar ou dor no peito, especialmente ao praticar atividade física, fraqueza, batimento cardíaco acelerado, queda de cabelo e unhas fracas. Para que o diagnóstico da anemia ferropriva seja feito corretamente é importante que sejam feitos exames laboratoriais, como o hemograma completo, e exames adicionais para saber a origem da deficiência de ferro.

Saiba mais ouvindo o episódio na íntegra.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.