Energia Sustentável #9: Apenas 3% da matriz elétrica brasileira é gerada a partir do carvão mineral

Segundo o professor Fernando de Lima Caneppele, “embora a tendência mundial revele a diminuição do uso de combustíveis fósseis, os combustíveis fósseis, tais como o carvão, ainda são muito usados, sobretudo mundialmente”

 31/10/2023 - Publicado há 7 meses
Energia Sustentável - USP
Energia Sustentável - USP
Energia Sustentável #9: Apenas 3% da matriz elétrica brasileira é gerada a partir do carvão mineral
/

O carvão mineral compõe um terço da matriz energética mundial, mas no Brasil representa apenas 5% da geração de energia. Esse uso acarreta vantagens e desvantagens. O carvão apresenta um bom custo-benefício quando comparado às outras fontes de energia, possuindo um preço barato e uma alta eficiência energética. Contudo, ele é um recurso não renovável e muito poluente. Neste episódio do Energia Sustentável, Fernando de Lima Caneppele, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, comenta o uso do carvão mineral. Saiba mais sobre esse e outros assuntos do Boletim Energia em jornal.usp.br/atualidades.


Boletim Energia Sustentável 

Produção: Cinderela Caldeira, Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa. Coprodução - Ferraz Jr. e Fernando de Lima Caneppele
Apresentação - Ferraz Jr.
Coprodução: Cinderela Caldeira, Alessandra Ueno e Julia Estanislau

O Boletim Energia Sustentável vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, às terças-feiras no Jornal da USP
Edição: Rádio USP
Você pode sintonizar a Rádio USP SP 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz, pela internet em www.jornal.usp.br ou nos principais agregadores de podcast
como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.