Ambiente é o Meio #95: Estudos testam nanotecnologia para capturar agrotóxicos no meio ambiente

Pesquisadora da Universidade Federal de Goiás conta que conseguiram, através de nanopartículas, capturar o glifosato, herbicida mais utilizado nas lavouras

Por
 09/08/2023 - Publicado há 9 meses
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o meio - USP
Ambiente é o Meio #95: Estudos testam nanotecnologia para capturar agrotóxicos no meio ambiente
/

O Ambiente é o Meio desta semana apresenta entrevista com a bióloga e professora da Universidade Federal de Goiás Simone Maria Teixeira de Saboia Morais. Simone fala sobre suas pesquisas utilizando nanotecnologia, materiais com dimensão nano, para minimizar o impacto de poluentes ambientais. Mais precisamente, os estudos da equipe de Simone se concentram no glifosato, um herbicida mais conhecido como Roundup.

A preocupação com o produto glifosato, afirma a pesquisadora, vem dos potenciais prejuízos que causa à saúde de animais e também do ser humano. Simone lembra que pesquisas vêm mostrando que o glifosato pode causar desde irritação na pele até alteração celular, pois tem a capacidade de entrar nos tecidos, podendo promover alguns tipos de câncer.

Como o glifosato já se encontra no meio ambiente (levado pela agricultura, jardinagem e até mesmo por tratamentos de água, como algicida), a pesquisadora conta que decidiram encontrar meios de retirá-lo do meio ambiente, criando nanopartículas magnéticas, tarefa já concretizada com sucesso, mesmo que ainda em testes laboratoriais.

Os estudos, afirma, continuam agora para o desenvolvimento de mecanismo de filtragem da substância na natureza contaminada; e, também, com as várias linhas de pesquisa que trabalham os diferentes fatores que podem comprometer a saúde e que fazem parte dessa nova abordagem que seus estudos oferecem.

* Estagiário sob orientação de Rita Stella


Ambiente é o Meio

Produção e Apresentação: Professores Marcelo Marini Pereira de Souza e José Marcelino de Resende Pinto, ambos professores da FFCLRP
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.