Evento celebra os 20 anos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Evento, gratuito, terá palestras sobre perspectivas para atuação na área com professores e especialistas

 18/09/2023 - Publicado há 9 meses
Por
A graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação capacita o formando para ocupar espaços em diversos segmentos de mercado que necessitam de um profissional preparado para lidar com processos de gestão, armazenamento, organização, acesso e preservação da informação – Imagem: Biblioteca de São Paulo – Foto: Wikimedia Commons

O Centro Estudantil da Biblioteconomia e Ciência da Informação (Ceci) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP promove, entre 25 e 29 de setembro, a 20ª edição da Semana de Biblioteconomia e Ciência da Informação, para comemorar duas décadas de funcionamento do curso. 

A graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação começou a ser oferecida pela FFCLRP em 2003 para formar profissionais capacitados para atuação no campo educacional, de saúde e de gestão. Os aprendizados do curso não limitam o profissional apenas às instituições bibliotecárias, mas também para ocupar espaços em diversos segmentos de mercado que necessitam de um profissional preparado para lidar com processos de gestão, armazenamento, organização, acesso e preservação da informação. 

O evento terá palestras, sempre a partir das 19h, sobre perspectivas para atuação na área, com professores e especialistas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas para cada palestra no link, que pode ser acessado clicando em cada tema.

Mais informações: somente pelo WhatsApp (16) 99453-6388, com Wesley

Programação: 

25/9 – segunda-feira
Palestra: Comunidades de práticas para bibliotecas públicas: discussões acerca das bibliotecas, memória e resistência, com Daniele Achilles, professora do Departamento de Biblioteconomia, do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) e do Programa de Pós-graduação em Memória Social (PPGMS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Local: Departamento de Química – Bloco didático 4, sala DE-11, Campus da USP Ribeirão Preto. 

26/9 – terça-feira
Palestra: A importância da biblioteconomia e ciência da informação no atual contexto da desinformação, com Carlos Alberto Ávila Araújo, jornalista e professor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG).
Local: Departamento de Química – Bloco didático 4, sala DE-11, Campus da USP Ribeirão Preto.

27/9 – quarta-feira
Palestra: As possibilidades de atuação do(a) bibliotecário(a) no interior da prisão, com Ciro Athayde Monteiro, bibliotecário coordenador da Biblioteca Sinhá Junqueira, doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Local: Anfiteatro Lucien Lisson – Bloco 16, Campus da USP Ribeirão Preto.

28/9 – quinta-feira
Palestra: Bibliotecas e a Agenda 2030, com Adriana Cybele Ferrari, vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab), membro do Comitê de Bibliotecas Públicas e da Divisão da América Latina e Caribe da International Federation of Library Association (IFLA) e chefe técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Local: Anfiteatro Lucien Lisson – Bloco 16, Campus da USP Ribeirão Preto

29/9 – sexta-feira
Palestra: User eXperience (UX): um estilo de vida que o profissional da informação tem de sobra, com Juliete Susann, bibliotecária, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Local: Departamento de Química – Bloco didático 4, sala DE-11, Campus da USP Ribeirão Preto. 

*Estagiário, sob supervisão de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.