Sete novas disciplinas são oferecidas pela Pró-Reitoria de Graduação

Os conteúdos são multidisciplinares e estarão disponíveis para alunos de toda a Universidade

17/08/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 20/08/2021 as 18:39
Fotomontagem por Rebeca Alencar com imagens de Flaticon

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) vai lançar, no segundo semestre deste ano, sete novas disciplinas: Como Criar uma Startup; Processamento de Linguagem Natural; Educação Interprofissional em Saúde: Abordagem da Dor; Game ON: Ciência, Fake News e Sustentabilidade; Educação, Saúde e Assistência Social: Redes Complementares na Proteção Social Básica; Interpretação de Exames Laboratoriais para a Área da Saúde; e Fundamentos da Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade.

No começo do ano, foram lançadas as disciplinas: Para Entender o Sistema de Saúde no Brasil e Laboratório de Inovação e Empreendedorismo.

Edmund Chada Baracat – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“As disciplinas PRG não são vinculadas a nenhuma unidade de ensino específica, mas à Universidade como um todo. Desde que foram lançadas, em 2015, na gestão do então pró-reitor Antonio Carlos Hernandes, o grande objetivo é alcançar o maior número de estudantes das diferentes áreas do saber. Essas disciplinas são transversais e têm caráter interdisciplinar; além disso, não têm pré-requisitos e são ofertadas aos alunos de todos os cursos de graduação da USP”, explica o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

A base teórica das disciplinas é ministrada virtualmente, por meio da Plataforma e-Aulas. Assim, os alunos têm liberdade para gerenciar seus programas de estudos, pois não há quantidade máxima nem mínima de aulas a serem assistidas e o horário para acessá-las também é livre. A parte prática compreende atividades presenciais realizadas em grupos, dependendo da disciplina.

As inscrições para cursar as disciplinas neste semestre já estão encerradas.

Como Criar uma Startup

Uma das novas disciplinas que serão oferecidas neste semestre é Como Criar uma Startup, que preparará os jovens estudantes para desenvolver propostas de empresas inovadoras nos mais diferentes segmentos de atividade econômica, cultural e social.

“Esta disciplina surgiu da discussão de docentes de várias Unidades que atuam na área de inovação e empreendedorismo. A ideia era criar um ambiente virtual de empreendedorismo onde pudéssemos reunir alunos de diferentes cursos e campi. Uma empresa é formada por muitas competências e nosso objetivo é preparar os jovens e incentivá-los a pensar em outra possibilidade de carreira”, explica a professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), Geciane Silveira Porto, uma das responsáveis pela disciplina.

Foto: Pixabay

Ao longo do semestre, equipes formadas por até seis alunos deverão elaborar o planejamento de um empreendimento, com o apoio de monitores que acompanharão todas as etapas do processo. “Também estamos convidando executivos e investidores anjos para atuarem como mentores. No final, os alunos passarão por um treinamento para apresentar seus projetos a investidores”, revela Geciane.

A disciplina tem uma carga horária de 180h e vale dois créditos.

Disciplinas PRG

A primeira disciplina da PRG surgiu após a análise dos resultados obtidos com o lançamento, em 2015, da disciplina optativa Aspectos Biodinâmicos da Prática Esportiva, vinculada à Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) e coordenada pelo professor Júlio Cerca Serrão.

A iniciativa teve grande aceitação por parte dos alunos, preenchendo as 500 vagas oferecidas no primeiro semestre de 2016. Diante desse resultado, a Comissão de Apoio ao Esporte no Ensino de Graduação (CAEG) reformulou o curso e ampliou a oferta de vagas, disponibilizadas em parceria com os centros esportivos dos campi. Em 2017, a disciplina passou a ser vinculada diretamente ao Escritório de Atividades Esportivas da PRG.

Ao todo, já são 23 disciplinas PRG, sendo que 14 delas estão sendo oferecidas neste segundo semestre.