USP oficializa concessão de terreno de campo de futebol à comunidade São Remo

Associações esportivas vizinhas à Cidade Universitária garantem qualificação do espaço e incentivo ao esporte

13/11/2023 - Publicado há 8 meses     Atualizado: 21/11/2023 as 17:41
Moradores da comunidade São Remo, representantes das associações esportivas, dirigentes da USP e autoridades do poder Executivo e Legislativo na assinatura do termo – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

No dia 10 de novembro, aconteceu a cerimônia de assinatura do termo de permissão de uso de bem público entre a USP e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. O acordo concede à Secretaria um terreno de propriedade da Universidade onde está situado um campo de futebol, com o objetivo de promover melhorias no uso do espaço pelas associações esportivas da comunidade São Remo, localizada na zona oeste de São Paulo e vizinha da Cidade Universitária. O prazo de concessão é de 20 anos.

O termo foi assinado pela prefeita do Campus USP da Capital, Raquel Rolnik, e pelo secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Augusto Manoel Vianna. Também estiveram presentes o deputado federal Carlos Zarattini, autor de uma emenda destinada a obras de melhoria do campo de futebol, e o representante das associações esportivas da São Remo, Alexandro da Silva. O evento foi realizado no auditório do Instituto de Estudos Avançados (IEA), no prédio da Administração Central, no campus de São Paulo.

A prefeita Raquel Rolnik, que também é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, enalteceu a oportunidade de trabalhar no projeto. “Esse momento, para nós, não é só da assinatura sobre um terreno que vai receber uma melhoria. Ele faz parte de uma estratégia e aqui está presente um sonho que a gente tinha há muito tempo e agora está sendo realizado, que é um escritório de projetos da Universidade de São Paulo, sediado no Projeto Alavanca [iniciativa social que atua na comunidade, oferecendo reforço escolar e atividades culturais]. Esse trabalho do campo de futebol é um primeiro passo, mas tem muita coisa por vir”, destacou.

O terreno do campo de futebol foi cedido pela USP à Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo – Foto: Bárbara Bigas

“Essa cessão foi pleiteada há anos. Nossa missão, junto com o prefeito Ricardo Nunes, é qualificar os ambientes, ouvir a população e melhorar as estruturas para que a gente possa ter uma cidade cada vez melhor”, disse Vianna.

O representante das associações esportivas da São Remo também comemorou a assinatura do documento. “Já faz anos que a gente está tentando formalizar esta concessão e obter as melhorias necessárias, mas hoje sentimos que haverá avanços.”

*Estagiária sob supervisão de Michel Sitnik