USP e Secretaria de Agricultura e Abastecimento assinam protocolo para redução de emissões de carbono

Além do Protocolo de Incentivo na Redução de Emissões de Carbono, também foi assinado um termo para cooperação técnico-científica entre as duas instituições

Publicado: 24/05/2024     Atualizado: 27/05/2024 as 17:41
A cerimônia de assinatura do protocolo foi realizada no dia 23 de maio, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Nesta quinta-feira, 23 de maio, a USP e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo assinaram o Protocolo de Incentivo na Redução de Emissões de Carbono, com o objetivo de fortalecer os projetos da Secretaria na área do incentivo à sustentabilidade, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, com apoio técnico e acadêmico fornecido pela Universidade. Além do protocolo, também foi assinado um termo para Cooperação Técnico-Científica.

No evento de assinatura do protocolo, o secretário de Abastecimento e Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, citou as iniciativas brasileiras no processo de transição energética, facilitadas pelos aspectos biogeográficos do País. “Em São Paulo, no que tange à sustentabilidade, temos cerca de 25% de áreas preservadas. Queremos expandir esses números cada vez mais e, para isso, contar com o apoio técnico e acadêmico da USP será essencial”, afirmou o secretário.

O reitor da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou que o meio ambiente e ações sustentáveis estão entre as prioridades da sua gestão, com bolsas de pesquisa específicas nessas áreas. “Nós criamos programas de pós-doutorado para estudos desses temas, e meu desejo era que os projetos desenvolvidos possam ser aplicados tanto em nossos campi quanto pela sociedade em geral. Atualmente, qualquer pessoa que visita nossa Universidade pode observar o cuidado que temos com a água, com os resíduos sólidos, com a energia e com o carbono. Agora, com essa cooperação, poderemos ampliar cada vez mais nossos objetivos”, ressaltou Carlotti.

A superintendente de Gestão Ambiental da USP, Patrícia Iglecias, apresentou o Programa USP Sustentabilidade (USP Susten), projeto coordenado pela Superintendência. Com a finalidade de gerar conhecimento para a construção de sociedades sustentáveis e a conservação do meio ambiente, o USP Susten oferece bolsas de pós-doutorado em áreas como: energias renováveis, mercado de carbono e mudanças climáticas. “Acredito que a Universidade poderá fornecer um suporte técnico, centralizando as informações recebidas e interpretando-as, para essa iniciativa do governo de São Paulo de incentivo à redução das emissões”, comentou.

[A partir da esquerda] Alberto Amorim, Guilherme Piai, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Patricia Iglecias e Ricardo Rosário – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Também presente na cerimônia, o dirigente da Assessoria Técnica em Relações Internacionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Alberto Amorim, saudou a proposta de aproximação entre a Universidade e o Estado em prol de um objetivo maior: a abordagem ESG (da sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).

O coordenador do Programa de Transição Energética da Secretaria, Ricardo Rosário, elucidou os trabalhos realizados pelo órgão no âmbito da sustentabilidade, destacando a possibilidade de que eles sejam feitos em conjunto com a Universidade. Segundo ele, “existem diversos projetos que podem ser desenvolvidos e aplicados na USP, muitos deles similares aos que já temos por aqui. Agora, com esse incentivo para a diminuição das emissões de carbono, o apoio da Universidade se fará imprescindível”.

* Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto