.
Até o dia 31 de janeiro, estudantes da USP interessados em conhecer e interagir com alunos estrangeiros podem se inscrever em um dos 16 cursos oferecidos no primeiro semestre de 2025 pelo USP Academy.
Oferecido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), o USP Academy tem como objetivo apresentar os programas de pós-graduação e linhas de pesquisa da Universidade aos estudantes estrangeiros interessados, além de promover uma experiência de internacionalização em casa para os alunos da USP e de outras universidades do Brasil, e fortalecer parcerias internacionais com diversas instituições de ensino.
Os cursos oferecidos têm curta duração e carga horária mínima de 30 horas semanais, e são ministrados em inglês ou espanhol. Em sua maioria, são em formato híbrido, com atividades presenciais e remotas. As atividades oferecidas são de graduação, de pós-graduação e de extensão, com temáticas transversais em todas as áreas de conhecimento (exatas, biológicas e humanas), tendo o envolvimento de, pelo menos, dois docentes de unidades distintas da USP, além de poder contar com a participação de docentes convidados.
“Nosso objetivo é atrair estudantes estrangeiros para fazer o intercâmbio na USP, aumentando nossa mobilidade internacional. Muitas unidades, como a Faculdade de Medicina (FM) e a Escola Politécnica (Poli), mantêm programas de escolas de inverno há anos, mas agora decidimos ter uma iniciativa centralizada”, explica o presidente da Aucani, Sérgio Proença.
Primeira edição
O programa USP Academy teve sua primeira edição realizada em julho de 2024, de forma experimental. Foram oferecidos 10 cursos, que atraíram cerca de 110 participantes de diversos países. Além das aulas, alguns cursos realizaram atividades práticas e culturais, com visitas aos outros campi da USP e passeios em pontos turísticos de São Paulo, estes últimos organizados pelo professor do curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Marcelo Vilela. Também foi oferecido um curso de português como língua estrangeira por três professores da Faculdade de Educação (FE), que proporcionou um mergulho na cultura brasileira por parte dos estudantes estrangeiros.
Para o diretor adjunto da Área de Mobilidade Acadêmica da Aucani, Paulo Henrique Braz da Silva, o USP Academy é uma excelente oportunidade para que alunos de fora do País conheçam a estrutura que a USP pode oferecer em seus diversos cursos de graduação, pós-graduação e nas áreas de pesquisa. “Uma das nossas maiores expectativas é aumentar a vinda de estudantes de fora. Na primeira edição, em três semanas, tivemos 15% de alunos intercambistas que temos para o ano todo. Também tivemos, no mínimo, 250 alunos on-line registrados, além dos não registrados, que acompanharam os cursos de forma remota”, explica.
O professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Svetoslav Dimitrov Todorov, ministrou o curso Safety and Beneficial Properties of the Fermented Food Product, na primeira edição do USP Academy. Ele destaca a participação não só de alunos de graduação, mas também de pós-graduação que se inscreveram no programa, além da participação de professores e pesquisadores, demonstrando o nível de qualidade do ensino oferecido pela iniciativa. “Tivemos casos em que, após participarem do nosso curso, os estudantes procuraram se informar, com a pretensão de ingressar em algum dos nossos programas de pós-graduação oferecidos aqui na Faculdade de Ciências Farmacêuticas”.
Uma das participantes do curso Safety and Beneficial Properties of the Fermented Food Products, Joanna Ivy Fugaban, desenvolve seu doutorado na Universidade Técnica da Dinamarca (Technical University of Denmark), na área de Intestino, Micróbios e Saúde (Gut, Microbes and Health). Ela afirma que foi uma ótima experiência para “aumentar os conhecimentos na minha área de pesquisa atual, me mantendo atualizada com o desenvolvimento de novas pesquisas e tecnologias”.
“Recomendo a participação no programa para estudantes tanto de graduação quanto de pós. É uma oportunidade de conhecer outros pesquisadores, aumentar parcerias, compartilhar e aprender novas informações em diferentes áreas, além de ter a chance de conhecer uma instituição de prestígio como a USP e observar de perto o conhecimento que é gerado por ela”, afirma Ivy.
USP Academy: primeiro semestre de 2025
As inscrições para a segunda edição do USP Academy já estão abertas e, para participar, basta preencher o Contrato de Aprendizagem (Learning Agreement) e o Formulário de Inscrição (Application Form), disponíveis na página da Aucani.
As atividades da segunda edição do USP Academy acontecerão entre os dias 17 e 28 de fevereiro.
Alguns dos cursos oferecidos nesse primeiro semestre de 2025 abordam temas como atividade física na promoção da saúde, saúde mental, justiça socioambiental, educação, hipertensão arterial, biomateriais, mudanças climáticas, smart cities, entre outros. A participação é gratuita, estendendo-se aos campi de São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru, Piracicaba, Pirassununga e São Carlos.
“Esperamos que esses cursos sejam replicados e que passem a ser oferecidos de maneira regular. O USP Academy é uma oportunidade para fomentar as iniciativas de internacionalização em casa, colocando o tema na pauta da formação dos nossos estudantes de graduação, e não apenas para aqueles que podem realizar o intercâmbio internacional de forma tradicional, com o deslocamento físico”, explica Braz.
*Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto