A ideia é que, com a maior interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, temas relacionados a cada campus possam ser discutidos com maior efetividade, debatendo propostas, formulando soluções e tornando a gestão mais integrada, descentralizada e participativa.
A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda ressaltou que “cada campus tem questões diversas, diferentes. O Quadrilátero tem questões muito específicas ligadas, sobretudo, à atuação na área da saúde. Aqui há um foco. São formatos diversos que revelam uma universidade múltipla, complexa e, portanto, esses encontros são momentos privilegiados para que possamos dar resposta a essa diversidade, tendo consciência de que não acertamos sempre, mas temos a disposição de acertar”.
As reuniões do Reitoria no Campus devem acontecer pelo menos uma vez por ano e a organização conta com a participação do Conselho Gestor e da Prefeitura do Campus USP local.
O lançamento do programa aconteceu em São Carlos, no dia 27 de maio. Também foram realizadas reuniões na Área Capital-Leste, em Ribeirão Preto e em Pirassununga. O próximo encontro será realizado na Cidade Universitária, no dia 17 de outubro.