Ex-reitor e secretário-geral da USP são novos conselheiros da Fapesp

31/01/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 16/05/2018 as 19:21
Os professores Ignácio Maria Poveda Velasco (à esq.) e Marco Antonio Zago são os novos conselheiros da Fapesp – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O reitor da USP no período de 2014 a 2018, Marco Antonio Zago, e o secretário-geral da Universidade, Ignácio Maria Poveda Velasco, são os novos membros do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O atual presidente da Fapesp e reitor da USP no período de 1986 a 1990, José Goldemberg, foi reconduzido ao Conselho.

O decreto de nomeação, assinado pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, foi publicado no Diário Oficial, no dia 24 de janeiro.

Os docentes foram eleitos e indicados pelo Conselho Universitário e terão mandato de seis anos. A posse será no próximo mês de abril.

A professora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Vanderlan da Silva Bolzani, foi nomeada pelo governador para complementar o mandato (até 2022) do ex-reitor da instituição, Julio Cezar Durigan, vago em razão de seu falecimento. Bolzani teve o maior número de votos em eleição pelas instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

Quem são

Marco Antonio Zago é professor titular da USP desde 1990. Graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), obteve títulos de mestre e de doutor em Clínica Médica pela mesma faculdade. Foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pró-reitor de Pesquisa da USP. Foi coordenador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto (Cepid); diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Ignácio Maria Poveda Velasco é professor titular de História do Direito da Faculdade de Direito (FD). Foi diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP (FDRP). Bacharel em Direito pela FD. É mestre e doutor em Direito Romano pela mesma faculdade. Fez um estágio de pós-doutorado na Università degli Studi di Roma I – La Sapienza. Livre-docente em História do Direito e Direito Romano.

José Goldemberg, Professor Emérito da USP, é doutor em Ciências Físicas. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, presidente da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), secretário de Ciência e Tecnologia, secretário do Meio Ambiente da Presidência da República, ministro de Estado da Educação do governo federal e secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Foi pesquisador no High Energy Physics Laboratory da Universidade de Stanford e professor das universidades de Paris (França) e Princeton (Estados Unidos).