Primeiro-Ministro holandês Mark Rutte participa de evento na USP

Além de palestras sobre as oportunidades profissionais oferecidas pelos Países Baixos, o evento também foi marcado pela assinatura de duas cartas de intenções entre a USP e instituições holandesas

 10/05/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 12/05/2023 as 15:01
Por
Mark Rutte falou sobre as oportunidades de trabalho na Holanda e respondeu às perguntas da plateia – Foto: Consulado-Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo

O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, visitou a Reitoria da USP e participou de uma sessão de informações sobre como desenvolver uma carreira profissional na Holanda.

Organizado pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) e pelo Consulado-Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo, o encontro aconteceu no dia 8 de maio, na Sala do Conselho Universitário.

Além da palestra do primeiro-ministro Mark Rutte, que também respondeu às perguntas da plateia, a programação incluiu uma apresentação do diretor do Netherlands Point of Entry, Rutger de Graaf, sobre as atividades do escritório que é a primeira parada para talentos internacionais que procuram trabalhar ou abrir um negócio na Holanda.

A palestra na USP fez parte da agenda da comitiva holandesa que está em visita oficial ao Brasil. Depois dos compromissos em São Paulo, o grupo seguiu para Brasília, onde o primeiro-ministro se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cooperação

Aproveitando a visita do primeiro-ministro, foram assinadas duas cartas de intenção entre a USP e instituições holandesas – uma, com o grupo formado pelas quatro universidades tecnológicas da Holanda (4TU); e a outra, com a Câmara Brasil-Holanda de Comércio (Dutcham) –, com o objetivo de fortalecer o relacionamento bilateral dos dois países e promover pesquisas e ações conjuntas.

“Os documentos assinados hoje representam uma oportunidade para aprimorar as habilidades de empreendedorismo e inovação de nossos estudantes e pesquisadores, além de fortalecer a presença internacional da Universidade de São Paulo”, afirmou a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda.

[A partir da esquerda] O reitor da Technical University Delft, Tim van der Hagen; o primeiro-ministro Mark Rutte; a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda; e a diretora-adjunta da Aucani, Marly Babinski – Foto: Consulado-Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.