Jornalistas precisam de maior proteção no exercício de sua profissão

Carlos Eduardo Lins da Silva considera muito bem-vinda a intenção do primeiro-ministro japonês de liderar as nações do G7 na defesa de uma maior proteção para os jornalistas

 01/05/2023 - Publicado há 12 meses     Atualizado: 02/05/2023 as 9:49

Logo da Rádio USP

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, manifestou sua disposição de liderar as nações do G7 na defesa de uma maior proteção para os jornalistas. Para Carlos Eduardo Lins da Silva, qualquer iniciativa nesse sentido deve ser comemorada, sobretudo se Kishida propuser medidas concretas de auxílio e proteção aos profissionais da imprensa. Neste caso específico, porém, Lins da Silva observa que o primeiro-ministro japonês está dando ênfase ao episódio envolvendo um repórter do The Wall Street Journal, preso na Rússia sob acusação de espionagem, uma suspeita que, de resto, é sempre recorrente quando se trata de jornalistas, e que recai principalmente sobre correspondentes.

“Governos que são autoritários ou antidemocráticos, ou ditaduras, costumam utilizar a acusação de espionagem sem que isso seja necessariamente verdadeiro”, diz Lins da Silva. “O que importa mesmo é que haja instrumentos internacionais para defender aqueles jornalistas que são, de fato, jornalistas e que estão cumprindo com a sua obrigação.” Disso se constata que a profissão de jornalista está cada vez mais perigosa de ser exercida, como comprova relatório divulgado pelo Comitê de Proteção aos Jornalistas, o qual vale para a União Europeia, cujos países, em sua maioria, são democráticos. O documento mostra que é cada vez mais difícil exercer a profissão de jornalista na própria comunidade europeia de nações.

“Uma das coisas que se faz muito é a utilização de processos legais, movidos contra jornalistas, para atrapalhar a sua missão, isso acontece também no Brasil […] por isso que a decisão do primeiro-ministro japonês é importante, se ele realmente a levar a sério, se ele a levar para atitudes concretas e não apenas retóricas”, sublinha o colunista.


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.